CONTROLE SOBRE FISCALIZAÇÃO DO TCU SEGUE PARA A CÂMARA



Na última sexta-feira (dia 9), foi enviado à Câmara dos Deputados o projeto de lei do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que amplia o controle dos atos e fatos apurados pelos procedimentos de fiscalização e exame de contas do tribunal de Contas da União (TCU). O projeto foi aprovado na íntegra e enviado à Câmara por ter caráter terminativo. O projeto prevê que o TCU enviará, obrigatoriamente, ao Senado e à Câmara, o resultado de suas fiscalizações e exames de contas.
O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), acredita que o projeto vai garantir a realização de um controle mais amplo da aplicação dos recursos públicos, em um sistema compartilhado de informações e atuações das esferas administrativa e judicial.
Além do Senado e da Câmara, o projeto garante a deputados estaduais e vereadores o direito de receber cópias do acórdão ou decisão do TCU na apuração de irregularidade ou ilegalidade em processo de exame de tomada e prestação de contas, auditoria ou inspeção. O projeto também obriga o ministro-relator do tribunal a comunicar ao Ministério Público Federal, sob pena de responsabilidade solidária, os procedimentos em que se reuniram provas de irregularidade e ilegalidade passíveis de ação judicial.
O ministro-relator, ainda ficaria obrigado, após a instrução processual realizada pelo TCU, a fornecer dados e informações solicitadas por instituições do Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia-Geral da União 20 dias após a oficialização do pedido. "É inegável que a apuração de irregularidades e ilegalidades cometidas na gestão de recursos públicos será mais efetiva se apurada simultaneamente em diferentes instâncias", explicou Dutra.

12/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto sobre mediação e arbitragem segue para a Câmara

PROJETO DE JUCÁ QUE DENOMINA PONTE SOBRE RIO BRANCO SEGUE PARA CÂMARA

Começa debate sobre instrumentos de fiscalização e controle

CMA analisa proposta sobre controle e fiscalização de obras inacabadas

Fiscalização integrada é defendida em fórum sobre controle de gastos públicos

Fiscalização e Controle ouve empresas de vigilância sobre licitações irregulares