Convênio garante trabalho a 4,6 mil desempregados na Capital



Acordo assinado pelo governo estadual e a prefeitura beneficia bolsistas do programa Frente de Trabalho

00:00 / 00:00

O governo do Estado e prefeitura de São Paulo assinaram, nesta quinta-feira, 29, convênio para convocação de 4.650 bolsistas do “Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frente de Trabalho”, que farão, em mutirão, o trabalho de limpeza e conservação da cidade.

Batizada de Frente Cidade Limpa, o projeto vai envolver as 31 subprefeituras que terão, cada uma, 150 bolsistas da Frente de Trabalho atuando na limpeza de ruas, praças, jardins e demais logradouros. “O Estado tem esse programa, mas nós agora trabalhamos junto com a prefeitura no Cidade Limpa. Vamos ajudar a limpar a cidade”, afirmou o governador José Serra.

A medida já conta com 3.500 bolsistas que atuavam no projeto-piloto. A assinatura do convênio oficializa a parceria que terá, até o final de 2007, mais 1.150 trabalhadores. O termo de cooperação prevê a concessão de bolsa auxílio-desemprego, cesta de alimentação e realização de qualificação profissional.

Frente de Trabalho

O Programa Frente de Trabalho é gerido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, e tem como objetivo proporcionar qualificação profissional e renda para trabalhadores desempregados, por meio de atividade produtiva e cursos de qualificação profissional. Atende a trabalhadores da Região Metropolitana de São Paulo e os municípios de Cubatão e São Paulo, desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes no estado há pelo menos dois anos.

Serra explicou aos bolsistas que eles trabalharão quatro dias por semana e o quinto dia será dedicado aos estudos, no Centro Paula Souza. “Vão ser 200 horas de aula ao longo dos nove meses da bolsa. Para que se tenha uma idéia, esse é o número de horas de aulas nas escolas”, disse. Ele informou ainda que metade da carga horária será dedicada às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a outra metade, a matérias ligadas ao trabalho.

O governador ressaltou que esse programa está destinado a diminuir o problema do desemprego e preparar melhor as pessoas para o emprego definitivo.

Carteira assinada

Durante a cerimônia também foi assinado pelo Sindicato de Asseio e Conservação do Estado de SP protocolo de intenções para a contratação dos 1.000 bolsistas melhor qualificados.

De acordo com o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o emprego estará garantido para os que mostrarem mais empenho e não tiverem faltas no trabalho e no curso.

“Mesmo aqueles que não estiverem entre esses 1.000 vão ter a vantagem de ter feito um curso de treinamento e qualificação, portanto, com isso, estamos enfrentando o desemprego”, afirmou Serra.

Cintia Cury com Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)

 

 



11/29/2007


Artigos Relacionados


Coletivos de Trabalho incluem desempregados

Time do Emprego vai ajudar 1.615 desempregados na busca por trabalho

Alvaro Dias registra protestos dos desempregados no Acre no Dia do Trabalho

Convênio garante atendimento a deficientes mentais

Novo convênio garante continuação do Incor-DF

Convênio garante realização dos XI Jogos dos Povos Indígenas