Convênio permite repovoamento de pescado no RN



O ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, estará, nesta quarta-feira (11), no município de Canguaretama, a 67 km de Natal (RN), para assinar um acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Crivella também vai entregar as primeiras carteiras de pescador do estado provenientes do Recadastramento Nacional de Pescador.

O ministério vai aplicar R$ 1,5 milhão no convênio com a universidade. Com os recursos a UFRN desenvolverá ações para a preservação e o aumento da produção de camarão pitú e do peixe beijupirá no Rio Grande do Norte.

O convênio, denominado "Alevinos Potiguar", prevê o repovoamento das espécies nativas a partir da soltura de filhotes (alevinos) de Rachycentron canadum (beijupirá) no litoral e pós-larvas de Macrobrachium carcinus (camarão pitú), nas principais bacias hidrográficas.

A previsão é que o projeto resultará, em curto prazo, na melhoria da renda e da qualidade de vida das comunidades que vivem da aquicultura e da pesca artesanal no Rio Grande do Norte. A população será beneficiada pelo aumento da oferta de pescado.

O termo de cooperação terá vigência até 31 de outubro de 2015 e será acompanhado por técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura. 

Programação

Assinatura de convênio com  UFRN e entrega de carteiras de pescador profissional
Data: 11 de dezembro de 2013, a partir das 8h:30
Local: Centro de Eventos
Largo da igreja Matriz s/s – Centro – Canguaretama

Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura 



10/12/2013 16:19


Artigos Relacionados


Convênio permite troca de dados entre Senado e TCU

Convênio permite compra de material esportivo para seleção de judocas paralímpicos

Cetesb: Convênio permite elaboração de modelo matemático para aperfeiçoar manejo da Billings

Meio Ambiente: Convênio permite elaboração de modelo matemático para aperfeiçoar manejo da Billings

Farret defende o projeto de repovoamento de peixes

Pescadores do Delta do Jacuí querem o repovoamento de peixes