Convênio permite troca de dados entre Senado e TCU



Convênio assinado na manhã desta quarta-feira (dia 23) vai permitir maior intercâmbio entre o Senado e o Tribunal de Contas da União (TCU), que poderão trocar informações e desenvolver trabalhos de cooperação técnica para aprimoramento das atividades de fiscalização e controle externo. O presidente do Senado, Jader Barbalho, destacou a importância de iniciativas como essa para a melhoria da eficiência das instituições públicas e sua contribuição para o aprimoramento da própria democracia.

Nos termos do documento assinado por Jader e o presidente do TCU, Humberto Souto, o tribunal passa a ter condições de acessar os Sistemas de Informações do Senado, mantidos pelo Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado), bem como aderir à Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI) e acessar os serviços da rede Interlegis (rede virtual do legislativo em âmbito nacional e nas três esferas de poder).

O convênio permite, ainda, que o TCU imprima suas publicações oficiais na Secretaria Especial de Editoração e Publicações e cria condições para a veiculação de notícias, palestras, seminários e simpósios de interesse do tribunal nos meios de comunicação social do Senado (rádio, TV, jornal e agência de notícias). O Senado, de seu lado, poderá acessar os terminais da rede de teleprocessamento do tribunal e consultar os bancos de dados do TCU.

Ao saudar a assinatura do convênio, o presidente do TCU destacou a ajuda que a instituição terá para realizar suas tarefas de controle externo por delegação do legislativo brasileiro. Humberto Souto lembrou, ainda, o crescente volume de trabalho que o tribunal vem tendo nos últimos anos, por exemplo com as 450 tomadas especiais de contas e as 800 auditorias geradas pelo levantamento das obras inacabadas. O aprimoramento técnico tornará mais ágil o exame de obras necessário a assessorar a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

De seu lado, o presidente Jader Barbalho lembrou que todas as instituições públicas são "prestadoras de serviços à sociedade brasileira" e, nesse sentido, tem a obrigação de cooperar entre si e aprimorar seu desempenho. O senador destacou a importância do trabalho do Tribunal de Contas da União e o compromisso do Senado em cooperar para que tenha cada vez melhores condições de realizar suas tarefas.

Os senadores Edson Lobão (PFL-MA) e Carlos Wilson (PPS-PE), respectivamente primeiro vice-presidente e primeiro-secretário da Mesa do Senado, também participaram da solenidade de assinatura do convênio, ao lado de ministros do TCU como os ex-parlamentares Valmir Campelo, Ubiratan Aguiar e Adylson Motta.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fundação Casa e TJ assinam convênio para troca de dados

Convênio do MDS e Receita Federal irá possibilitar cruzamento de dados entre os órgãos

SENADO VOTA NA TERÇA PROJETO QUE PERMITE TROCA DE NOME POR APELIDO

Senado e AGU estudam convênio entre suas áreas jurídicas

Convênio facilitará intercâmbio técnico e científico entre Senado e Ministério das Minas e Energia

Troca assina convênio de fiscalização da pesca predatória