Cooperativas da BA e do ES recebem assistência técnica para gestão



Cooperativas da Bahia e do Espirito Santo receberão mutirão do Programa Mais Gestão. Ação visa achar soluções para aumentar a produtividade e a renda e sanar as dificuldades de administração. Na última sexta-feira (8), o Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou uma Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no valor de R$ 4,9 milhões, que atenderá 57 cooperativas - 42 cooperativas da Bahia e 15 do Espírito Santo.

Com a chamada, todos os estados do Nordeste passam a ser atendidos pelo Mais Gestão, que beneficia, indiretamente, cerca de 100 mil agricultores familiares que compõem as 360 cooperativas atendidas ao Mais Gestão no País.

"O Mais Gestão é uma ação articulada do governo federal que visa capacitação, melhoria e qualificação dos empreendimentos para organização da produção, de modo que possam se valer dos programas de compras governamentais. Na medida em que as cooperativas organizam a produção e aproveitam esses programas institucionais, elas geram um fluxo de receita estável que permite a sustentabilidade dos empreendimentos e a melhoria da renda dos agricultores", explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), Nilton Pinho de Bem, da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA).

Mais Gestão

O programa Mais Gestão leva assistência técnica para associações e cooperativas, com o objetivo de promover a inserção e qualificação dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar para os mercados institucionais e privados.

"A chamada é muito importante, porque aumenta a incidência do programa Mais Gestão nas regiões Nordeste e Sudeste, com o atendimento das cooperativas na Bahia e no Espírito Santo, e se insere na estratégia da SAF de fortalecimento do cooperativismo para inserção nos mercados", diz Manuel Bonduki, coordenador de Cooperativismo da SAF/MDA.

Para participar

Podem participar da Chamada Pública instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, credenciadas no Sistema de Ater Pública (Siater). As propostas devem ser enviadas até 30 dias a contar da data da publicação da Chamada Pública no Diário Oficial da União e no portal do MDA. Acesse a Chamada completa, com os detalhes técnicos dos serviços e os critérios de participação.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



11/11/2013 14:50


Artigos Relacionados


Assistência técnica vai beneficiar 289 cooperativas de agricultores familiares

Populações tradicionais recebem assistência técnica

Incra investirá em assistência técnica para assentados no MA

RS conta com novos contratos para assistência técnica

Agricultura convoca profissionais para assistência técnica

Incra investe R$ 10 milhões em assistência técnica para extrativistas