RS conta com novos contratos para assistência técnica
As empresas prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) assumem, a partir de 31 de dezembro, novo contrato para acompanhar 10.958 famílias assentadas em todo o Rio Grande do Sul. Nesta ação, o Incra investirá um total de R$ 13,6 milhões.
O resultado da Chamada Pública 01/2013 realizada pelo Instituto foi divulgado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União. A execução dos serviços será dividida entre o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), conforme planilha abaixo.
As selecionadas vão atuar em 19 Núcleos Operacionais, que reúnem assentamentos de acordo com cada região do Estado. Os contratos têm vigência de um ano, podendo ser prorrogados por até cinco.
As prestadoras foram escolhidas a partir de critérios, previstos em edital, como experiência, plano de ação específico para cada região e qualificação da equipe técnica.
Cada empresa deve possuir engenheiro agrônomo para área ambiental e profissionais de nível superior e médio das ciências agrárias e da área social. O quadro geral contém 147 técnicos, respeitando a proporção média de um extensionista para cada 74 famílias.
A Chamada Pública deste ano inovou na definição do número de técnicos, reduzindo a proporção de famílias/técnico nos Núcleos Operacionais com assentamentos mais novos e com maior concentração de pobreza (integração ao Programa Brasil Sem Miséria) e aumentando a proporção nos Núcleos com assentamentos mais antigos.
O Programa de Ater do Incra (RS) atende 303 assentamentos de 83 municípios. Além dos Núcleos Operacionais contemplados nesta Chamada Pública, há também o contrato Núcleo Operacional de Viamão, firmado em novembro de 2012 para assistência e extensão rural às 376 famílias do assentamento Viamão.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
12/12/2013 15:59
Artigos Relacionados
Mais de duas mil famílias serão beneficiadas por contratos de assistência técnica no Piauí
Incra investirá em assistência técnica para assentados no MA
Cooperativas da BA e do ES recebem assistência técnica para gestão
Agricultura convoca profissionais para assistência técnica
Incra investe R$ 10 milhões em assistência técnica para extrativistas
Evento em Brasília debate assistência técnica para quilombolas