Coral faz apresentação itinerante no Senado
A apresentação itinerante do Coro Feminino Cantares na manhã desta quarta-feira (13) alterou a rotina da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep). Os funcionários do centro gráfico local pararam para ouvir as canções apresentadas pelo grupo, que participa do 1º Festival de Coros Natalinos do Senado Federal. O evento será encerrado às 20h desta quinta-feira (14), na sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com um concerto que reunirá os cinco corais que participam do festival, realizado em comemoração ao aniversário de dez anos do Coral do Senado.
A exibição do coral de 12 vozes, regidas pelo maestro Éder Camúzis e acompanhadas pela pianista Marília de Alexandria, teve início pela Subsecretaria de Assistência Médica e Social (Sams), situada no Anexo 2 do Senado. Em seguida, o grupo foi ao Prodasen e encerrou a exibição noEspaço Cultural Ivandro Cunha Lima, localizado no Anexo 1 do Senado. Fundado em 1997 por Camúzis, o Coro Feminino Cantares é formado por alunas dos cursos básico e técnico do Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília.
- Há pessoas que muitas vezes não podem ir a um teatro ou a uma sala de espetáculo. Então, num período desse de final de ano e de Natal, é importante você levar música para as pessoas, ou seja, você está levando cultura para as pessoas - disse Camúzis, ao comentar a apresentação itinerante do Coro Feminino Cantares.
Na apresentação do grupo, foram executadas as músicas Deep River (domínio público), Sapato Velho (C. Nucci e P. Tapajós), Tema de Amor de Gabriela (Tom Jobim),Cantares (Walter Mariani e Ronaldo Miranda), Mistérios (Maurício Maestro) e Libertango, do músico argentino Astor Piazzolla. O arranjo e a adaptação da maioria das canções é de autoria de Camúzis, com exceção de Cantares, que contou com a interpretação solo de uma das sopranos do grupo, Danielle Angieuski.
Apresentação
A funcionária Elieme Rodrigues da Silva, que trabalha na Seep, aprovou a apresentação do Coro Feminino Cantares.
- Trabalho há 13 anos aqui na gráfica e nunca vi uma coisa tão bonita - disse a funcionária, que trabalha na etiquetagem da correspondência dos parlamentares.
O motorista Jean Carlos também aprovou a apresentação musical e defendeu a promoção de iniciativas culturais no Senado.
Já o analista de informática Gilson Amaral, que trabalha há 26 anos no Prodasen, destacou a qualidade vocal das integrantes do grupo.
- Excelente, não poderia ser melhor; as meninas são lindas e cantam muito bem, para o deleite e satisfação de todos os presentes. Esperamos que esse tipo de iniciativa continue ocorrendo com mais freqüência - disse.
O 1º Festival de Coros Natalinos do Senado teve inicio na tarde da terça-feira (12), no Salão Nobre, com a apresentação do Coral do Senado e do grupo vocal Cantus Firmus, sob a regência de Glicínia Mendes e Isabela Sekeff.
13/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Coral do Senado faz apresentação
Coral do Senado faz apresentação em parceria com o Madrigal de Brasília
CORAL DO SENADO FAZ PRIMEIRA APRESENTAÇÃO FORA DE BRASÍLIA
QUINTAS CULTURAIS SAÚDA A PRIMAVERA COM APRESENTAÇÃO DO CORAL DO SENADO
Coral do Senado e Madrigal de Brasília fazem apresentação nesta terça-feira
Tebet assiste a apresentação de coral dos mórmons