Coral do Senado e Madrigal de Brasília fazem apresentação nesta terça-feira



O Coral do Senado e o Madrigal de Brasília farão uma apresentação conjunta e gratuita nesta terça-feira (12), a partir das 20h30, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Chori Fraterni, que significa coros irmãos, é o nome do espetáculo, que pretende oferecer ao público "um encontro com a arte dos sons vocais". É o vigésimo concerto semestral que o Coral do Senado realiza no Teatro Nacional, desta vez com uma nova experiência, já que os demais concertos foram solo.

A apresentação desta terça-feira está dividida em duas partes. A primeira ficará por conta do Coral do Senado, com um repertório variado que seinicia com Agnus Dei, de Hans Leo Hassler, passando por Viola Enluarada, de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, e músicas do folclore brasileiro, entre outras. Imagine, de John Lennon, e I'm Bound Away, Canto de Marujos (Irlanda), encerram essa primeira etapa.

O Madrigal de Brasília abre a segunda parte com Ubi Caritas, de Maurice Duruflé, passando por A Arca de Noé, de Ernst Mahle - com poema de Vinícius de Moraes - e outras canções brasileiras e internacionais. No encerramento, os dois coros se juntam para cantar Verano Porteño, de Astor Piazzolla, e Fantasia, de Chico Buarque de Hollanda.

O Coral do Senado iniciou suas atividades em 1996 por iniciativa do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, e do então presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP). Sob a direção da maestrina Glicínia Mendes, o coral, nesses poucos mais de dez anos de existência, já gravou dois CDs (Canta Brasil, em 1999 e Hinos do Brasil, em 2002) e fez diversas apresentações nacionais e internacionais.

Já o Madrigal de Brasília, da Escola de Música de Brasília, surgiu em 1963 por iniciativa do maestro Levino Ferreira de Alcântara. Além de três CDs gravados, o grupogravou um outro CD contendo somente o Hino Oficial de Brasília e o Hino Nacional Brasileiro. O coral, que atualmente está sob a regência do maestro Éder Camúzis, é conhecido nacional e internacionalmente, tendo alcançado, em 1994, no III Festival Internacional de Coros, em Atenas (Grécia),a medalha de prata na categoria Coro Misto e o primeiro lugar na categoria Coro Folclórico.

11/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Coral do Senado faz apresentação em parceria com o Madrigal de Brasília

CORAL DO SENADO FAZ PRIMEIRA APRESENTAÇÃO FORA DE BRASÍLIA

Estação Paraíso do Metrô terá apresentação de coral nesta quarta-feira

Concerto do Coral do Senado marca nesta terça comemorações dos 180 anos do Legislativo

Concerto do Coral do Senado marca nesta terça Comemorações dos 180 anos do Legislativo

Termina nesta terça-feira prazo para apresentação de emendas ao Orçamento 2007