Corregedor encaminha ao conselho documentos e cópias de depoimentos



O corregedor do Senado Federal, Romeu Tuma (PFL-SP), entregou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, nesta quarta-feira (13), toda a documentação referente às apurações realizadas para instruir os processos sobre quebra de decoro parlamentar contra os três senadores citados no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas. Esses documentos, informou Tuma, incluem dados fornecidos pela Justiça Federal de Cuiabá e pelo delegado que presidiu o inquérito sobre a máfia das ambulâncias, além de alguns depoimentos colhidos pelo próprio corregedor.

Apesar de a maioria desses documentos já estar no Conselho de Ética, como explicou Tuma, o senador avalia que os depoimentos colhidos posteriormente por ele são importantes para orientar os relatores na definição sobre a responsabilidade ou não de cada um dos senadores que enfrentam processo disciplinar por quebra de decoro - Ney Suassuna (PMDB-PB), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Magno Malta (PL-ES).

- Encaminhei ao Conselho de Ética para que cada fato relativo a cada um dos senadores acusados seja analisado pelos seus relatores - disse Tuma.

O corregedor lembrou ainda que o conselho está apurando a conduta ética dos parlamentares e que a apuração de crimes, na sua avaliação, é papel da Polícia Federal e do Judiciário.



13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Corregedor envia a membros do Conselho de Ética documentos sigilosos sobre processo contra Renan

Brasil recebe cópias de documentos sobre Luiz Carlos Prestes

Renan envia cópias de cheques ao Conselho de Ética

Corregedor analisa depoimentos de Bruno Miranda contra Renan

ACM encaminha documentos à Corregedoria Geral da União

Sem audiências, CPI do Cachoeira examinará documentos e agendará depoimentos