Corte de verbas pode acabar com projeto reconhecido pela Unesco



Programa pioneiro da Escola Neusa Mari Pacheco,de Canela, que envolve mais de mil alunos em turno integral e é considerado modelo nacional, pode ser encerrado neste ano, por falta de recursos

Alunos da Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco, de Canela, mostraram hoje à tarde, nos jardins do Solar dos Câmara, na Assembléia Legislativa, diversas formas de expressão cultural que fazem parte do Projeto Pedagógico da instituição.

A escola conta com mais de mil alunos em turno integral e oferece formação artística às suas crianças. Dança, música, teatro, esportes fazem parte do currículo dos estudantes que vivem na periferia da cidade serrana. Mas o projeto está ameaçado, segundo vice-diretor da escola, Constantino Orsolin pelo corte de verbas de manutenção pelo governo do Estado.

O vice-diretor aproveitou para levar o problema à Comissão de Educação. Orsolin disse que as atividades deverão ser encerradas no final do ano devido à falta de recursos, mesmo com a colaboração da comunidade, que, apesar de carente, apóia a iniciativa da escola. Orsolin ressaltou que a instituição pública de Canela é considerada modelo nacional de participação comunitária e está entre as duas melhores no país pelo seu projeto de cunho social e de resgate da cidadania. Isto, segundo ele, é reconhecido pela Unesco.

O vice-diretor disse que a escola vinha mantendo o projeto pedagógico com recursos do governo do Estado e também com a participação de comunidade que a instituição abrange. Ele afirmou que o projeto conseguiu quase que zerar os índices de evasão e repetência após a implantação da linha pedagógica de despertar e valorizar todas as formas de manifestações artísticas e esportivas. Para o vice-diretor, o corte de verbas de manutenção de R$12.278 ,00 para R$4.646,00 inviabiliza o projeto e poderá afetar ainda o Centro Agrícola e o Centro Ecológico da escola, e deixar ainda mais de mil crianças na rua.


12/04/2001


Artigos Relacionados


Ritual indígena dos Enawene Nawe de Mato Grosso é reconhecido pela Unesco

Requião: ‘Golpe no Paraguai pode acabar saindo pela culatra’

Executivo pode utilizar conselheiro substituto para acabar com impasse na compra da Brasil Telecom pela Oi, diz ministro

Brasil é reconhecido pela OMS por eficiência no controle da tuberculose

Divulgação pela Internet de dados sobre beneficiários de programa social pode ser condição para repasse de verbas

Pavan se queixa de corte em verbas para a BR-101