COUTINHO: DOCUMENTO DE BISPOS É ALERTA AO PARÁ
O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) disse hoje (dia 17) que o documento no qual os bispos da Igreja Católica no Pará apontam problemas do estado representa um alerta ao povo paraense. "Significa dizer que temos de dar um basta a equívocos e omissões acumulados em muitos anos da posição de estado colonizado a que o Pará foi relegado", afirmou.
O senador, no entanto, procurou esclarecer algumas questões levantadas pelos bispos, por considerar que as soluções propostas ou sugestões apresentadas já existiam ou estavam sendo providenciadas. Entre essas, Coutinho Jorge reportou-se a crítica à falta de energia nos municípios próximos à hidrelétrica de Tucuruí. "Já há uma solução para isso, pois o atual governo deu prioridade à construção da linha de transmissão entre Tucuruí e Santarém", frisou.
Sobre a sugestão dos bispos a respeito do trabalho dos parlamentares, Coutinho Jorge afirmou que "a bancada do Pará tem trabalhado unida e os recursos estão sendo alocados para obras importantes, como a rodovia Santarém/Cuiabá, a Transamazônica, a hidrovia Araguaia-Tocantins e o projeto de macrodrenagem de Belém", assinalou.
Para Coutinho Jorge, a reforma agrária defendida pelos bispos é "absolutamente indispensável e necessária ao país". A seu ver, com a aprovação do rito sumário, a mudança na cobrança do ITR e a participação dos municípios neste processo a reforma agrária no Brasil será agilizada.
16/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide lê documento de bispos de Rondônia
COUTINHO: DESMATAMENTO REVELADO PELO INPE É ALERTA PARA O PAÍS
REQUIÃO DIVULGA DOCUMENTO 'ALERTA VERMELHO, PARANÁ'
BISPOS CONVIDAM ACM PARA REUNIÃO DA CNBB
MARINA REGISTRA PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIO PARA BISPOS
Camata faz apelo a bispos para que deixem a política fora da religião