COUTINHO JORGE CONGRATULA BNDES POR INTERESSE NO PROJETO JARI



O senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) congratulou hoje (dia 4) o governo federal pela disposição de viabilizar o Projeto Jari. Ele informou que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luis Carlos Mendonça de Barros, em visita a Belém, discutiu com políticos da região soluções para salvar o projeto, que teve suas atividades suspensas recentemente, depois de um incêndio.

De acordo com Coutinho Jorge, o presidente do BNDES afirmou que o projeto é importante, mas ressaltou que, para ele ser viabilizado, é preciso encontrar alguma solução para a energia necessária ao seu funcionamento. Conforme o senador, Mendonça de Barros sugeriu duas alternativas: a construção de uma hidroelétrica no local ou o aumento da capacidade de energia da hidroelétrica de Paredão, no Amapá, usando o excedente para o projeto.

- Ficou decidido também que os governos estaduais do Pará e do Amapá assumiram os compromissos sociais do Projeto Jari. Afinal, ele emprega 7 mil pessoas, que ficaram sem condições de sobrevivência com a suspensão das atividades. A união do governador do Pará, Almir Gabriel, e do governador do Amapá, João Capiberibe, em favor do projeto, foi um dos aspectos positivos das reuniões com o presidente do BNDES - disse.

Coutinho Jorge destacou que Luís Carlos Mendonça de Barros reconheceu a viabilização econômica do Projeto Jari, principalmente devido à fabricação de celulose. O senador lembrou que já há uma equipe técnica com uma experiência significativa nesta área.



04/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


COUTINHO JORGE DIZ-SE ESPERANÇOSO COM ATUAÇÃO REGIONAL DO BNDES

COUTINHO JORGE: PROJETO DE RENDA MÍNIMA OBEDECE A CRITÉRIOS LÓGICOS

Suplicy se congratula com decisão do TSE, favorável a Jorge Viana

SEBASTIÃO ROCHA: BNDES PODE AJUDAR JARI SUPERAR CRISE

ACM ELOGIA ATUAÇÃO DE COUTINHO JORGE

Luciano Coutinho defende investimentos do BNDES