CPI da demarcação de terras indígenas é a a terceira criada esta semana



O Senado criou nesta quinta-feira (dia 29) a terceira comissão parlamentar de inquérito em três dias. Foi encaminhado à Mesa requerimento, encabeçado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) e assinado por mais 27 senadores, visando à criação de CPI para investigar as demarcações de terras indígenas, especificamente na faixa de fronteira do país.

Na terça-feira (dia 27), foram criadas as CPIs da Biopirataria e do Sistema Penitenciário. Com a CPI das Organizações Não-Governamentais, instalada na semana passada, e a do Futebol, atuando desde o ano passado, o Senado poderá ter funcionando simultaneamente cinco comissões parlamentares de inquérito.

O requerimento de criação da CPI das Demarcações cita como fato objeto das investigações a regulamentação das áreas Yonomami no Amazonas e em Roraima e a delimitação para futura demarcação da área Raposa - Serra do Sol, também em Roraima. De acordo com Mozarildo, as áreas indígenas chegam a 57% do território de Roraima, 21% do Amazonas, 20% do Pará e 30% Mato Grosso.

29/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC que condiciona demarcação de terras indígenas à aprovação do Senado está na ordem do dia

CRA debate demarcação de terras indígenas

Aprovada PEC sobre demarcação de terras indígenas

Indígenas criticam PEC sobre demarcação de terras

Senadores discutem demarcação de terras indígenas

Audiência no Senado aborda demarcação de terras indígenas