CPI da Pedofilia vai apresentar projeto obrigando o uso de rastreador para presos por abuso
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia deve apresentar, em sua próxima reunião, projeto de lei tirando do condenado por pedofilia a possibilidade de obter a progressão do regime penal. O objetivo é evitar que o pedófilo seja posto em liberdade após alguns anos de detenção. Deverá constar da proposta a previsão de 30 anos de prisão para o abusador e o uso de rastreador eletrônico pelos presos por pedofilia.
A proposta foi antecipada pelo presidente da CPI, senador Magno Malta (PP-ES), em reunião administrativa ocorrida nesta quinta-feira (23). O parlamentar também anunciou que, a partir da aprovação da lei que criminaliza a posse de material pedófilo (Lei 11.829/08), a Polícia Federal vai realizar operações com base nas informações obtidas dos mais de três mil álbuns do Orkut, site de relacionamentos da empresa Google, cujos sigilos telemáticos foram transferidos à CPI. Também deve ser iniciada a análise de mais 18 mil álbuns cujos dados foram obtidos no final do ano passado.
- Agora não é mais busca e apreensão. É mandado de prisão, o pedófilo agora também será preso nas operações - esclareceu.
Alguns requerimentos também foram aprovados, como o que pede a transferência dos sigilos telefônicos do ex-deputado estadual do Pará, Luiz Sefer, acusado de abusar de uma criança e que renunciou ao mandato para evitar a abertura de um processo de cassação. Ele está sendo investigado pela CPI do Senado e também por uma CPI da Assembléia Legislativa do Pará. Outros requerimentos aprovados, cujos conteúdos o senador não quis revelar, deverão dar suporte para operações a serem realizadas em Manaus.
Nos próximos dias, a CPI deve voltar à Catanduva (SP) para que as 62 crianças vítimas de abusos na cidade sejam ouvidas mais uma vez e façam novos reconhecimentos, desta vez protegidas e com a investigação sendo conduzida por novos delegados. Outros dois suspeitos, um médico e um usineiro, deverão ser ouvidos em Brasília, depois de requerimento aprovado nesse sentido, informou ainda Magno Malta.
23/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio pede intervenção da CPI da Pedofilia em caso de abuso no Pará
CPI da Pedofilia realiza acareação sobre caso de abuso no Piauí
CPI da Pedofilia recebe denúncia de abuso sexual de menor em Manaus
Senadores da CPI da Pedofilia vão a Roraima ouvir envolvidos em abuso sexual contra crianças
Em depoimento à CPI da Pedofilia, servidor do Senado se nega a esclarecer denúncia de abuso sexual de menores
Vítimas de abuso sexual no estado do Espírito Santo serão ouvidas pela CPI da Pedofilia