CPI das ONGs aprova requerimento que solicita ao Coafi dados sobre movimentações feitas por Lorenzetti
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs) aprovou nesta terça-feira (1º) requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que solicita o envio, pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coafi), dos dados sobre movimentações consideradas atípicas do ex-dirigente da Unitrabalho Jorge Lorenzetti, no período de 1999 a 2006.
"O conhecimento sobre possíveis movimentações bancárias, que possam ser enquadradas como atípicas, do senhor Jorge Lorenzetti é um elemento importante no processo de investigação em que esta comissão está inserida", argumenta Alvaro Dias, na justificativa do requerimento.
Em depoimento no dia 5 de março na comissão, Lorenzetti, que vem a ser amigo e churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, negou que tenha feito qualquer intermediação junto ao governo no sentido de solicitar recursos federais para a Unitrabalho. Também negou participação na elaboração de projetos em comum com o Palácio do Planalto, no período em que dirigiu a entidade.
Outro requerimento de Alvaro Dias aprovado pela CPI também requer ao Coafi a transferência dos dados sobre as movimentações financeiras consideradas atípicas da Fundação Conscienciarte. Na justificativa da matéria, o senador alega que a entidade teria recebido vultosos recursos da Fundação Banco do Brasil, da qual Almir Paraca, dirigente da ONG, havia sido diretor.
Foram aprovados ainda quatro requerimentos do senador Sibá Machado (PT-AC): o que solicita a convocação da proprietária da IOS Informática, Lisane Bufquin, para esclarecer a utilização de recursos federais recebidos por meio de contrato firmado entre a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) no ano de 1995, com depósitos efetuados até janeiro de 1999; o que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) cópias dos processos referentes a contratos celebrados entre a IOS Informática e a Finatec entre 1999 e 2006; o que solicita ao TCU cópias de processos celebrados entre a CTIS Informática Ltda e a Finatec entre 1999 e 2006; e o que requer a remessa de todos os documentos apreendidos pela Polícia Federal na Operação Rodin.
Realizada em novembro de 2007, em parceria com a Receita Federal e o Ministério Público, a Operação Rodin constatou que um grupo de pessoas atuava no Detran do Rio Grande do Sul, efetuando contratos sem licitação com a intermediação das fundações de apoio à Universidade Federal de Santa Maria, de acordo com a justificativa apresentada pelo senador do PT.
01/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI das ONGs aprova acesso a dados do Coaf sobre movimentações financeira de ONGs com suspeita de irregularidade
CPI aprova requerimento que solicita informações ao UOL sobre pedófilos
Comissão aprova requerimento que solicita informações ao UOL
Senado aprova requerimento que solicita auditoria do TCU nas loterias da Caixa
Antero solicita dados sobre sua movimentação bancária ao BC
Requerimento solicita explicações de Augustin sobre ausência de publicação de relatório