CPI aprova requerimento que solicita informações ao UOL sobre pedófilos



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia aprovou nesta quarta-feira (4) requerimento em que pede a transferência do sigilo telemático do conteúdo dos diálogos e o registro de acesso dos usuários que utilizam a sala Incesto, mantida pelo provedor Universo On Line (UOL).

O requerimento determina que deverão ser enviados à CPI os arquivos com os textos, fotos e mensagens veiculadas na sala de bate-papo durante todo o período em que esteve ativa e informações sobre o endereço eletrônico de cada usuário que dela participou, além dos dados dos responsáveis pela criação e administração da sala Incesto.

Durante a votação do requerimento, o presidente da comissão, senador Magno Malta (PR-ES), adiantou que a direção do UOL aguardava a aprovação da matéria para o envio dos dados. Segundo ele, a comissão deverá se reunir com a direção do provedor no dia 12 (quinta-feira), em São Paulo.

Também foi aprovado requerimento que solicita a empresas de telefonia o repasse de informações relativas a 805 usuários da Internet. Esse total foi obtido a partir de triagem feita pelos técnicos da comissão e da Polícia Federal no material encaminhado pelo Google à CPI da Pedofilia, composto por 3.264 álbuns em páginas eletrônicas hospedadas no sítio de relacionamentos Orkut.

Da análise das informações enviadas pelo Google, explicou Magno Malta, obteve-se apenas o horário e a data das conexões referentes a cada endereço eletrônico, o que impede a identificação do titular do acesso. Para chegar aos suspeitos, segundo o senador, é imprescindível que as empresas telefônicas encaminhem os dados referentes ao titular da conta de acesso a que se liga cada registro de conexão.

Na mesma reunião, foram aprovados dois requerimentos que convocam Márcio Aurélio Toledo e David Malero Júnior a depor na comissão, em data a ser definida. Os dois são suspeitos da prática de pedofilia, conforme investigações da Polícia Civil de São Paulo. A comissão também fará diligências na capital paulista a fim de colher dados sobre as investigações que resultaram na prisão de Toledo.

Outro requerimento aprovado pela comissão solicita à juíza da Vara Criminal da comarca de Ubaitaba (BA) Andréa Teixeira Lima Sarmento Netto, cópia dos autos de ação penal movida contra Domingos Mendes de Araújo por prática de pedofilia e abuso sexual de crianças.

Tipificação

Durante a votação dos requerimentos, Magno Malta voltou a defender a tipificação do crime de pedofilia e disse que nesta quinta-feira (5), às 15h, os integrantes do colegiado serão recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ouvirá um relato sobre o andamento dos trabalhos da CPI.

Na segunda-feira (9), os membros da comissão estarão em Porto Alegre, onde manterão encontros com os representantes dos conselhos tutelares e das comissões de Direitos Humanos do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os senadores também deverão fazer contatos com a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e autoridades da Secretaria de Segurança Pública do estado.



04/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova requerimento que solicita informações ao UOL

CPI das ONGs aprova requerimento que solicita ao Coafi dados sobre movimentações feitas por Lorenzetti

CFC aprova requerimento solicitando informações sobre plataformas P-51 e P-52

Senado aprova requerimento que solicita auditoria do TCU nas loterias da Caixa

Informações sobre pedófilos condenados poderão ser disponibilizadas na internet

CPI pede informações sobre endereços eletrônicos que podem abrigar pedófilos