CPI do Apagão Aéreo inicia terceira fase dos trabalhos, sobre denúncias contra a Infraero



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo inicia nesta semana a terceira fase de suas investigações. O segundo relatório parcial do colegiado, elaborado pelo relator Demóstenes Torres (DEM-GO), foi apresentado na última quarta-feira (4). Agora, a CPI vai centrar esforços para investigar denúncias de irregularidades e desvio de verbas públicas na Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

VEJA MAIS

Na terça-feira (10) estão agendados seis depoimentos. Às 10h serão ouvidos dois procuradores do Ministério Público Federal, Rômulo Moreira Conrado e Gilberto Waller Júnior; o analista da Controladoria Geral da União (CGU) Amarildo José Leite; e o perito da Infraero Fernando Silva de Andrade. Às 14h30 será a vez do depoimento do superintendente de Serviços Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Já às 16h será retomado o depoimento da empresária Silvia Terezinha Pfeiffer. No dia 21 de junho, ela depôs na CPI do Apagão Aéreo e afirmou existirem irregularidades em contratos realizados pela empresa da qual era sócia, a Aeromídia, com a Infraero, a partir de 2002. Mas o depoimento foi interrompido por ordem médica, pois a empresária sofre de hipertensão.

Silvia Pfeiffer relatou irregularidades em contratos de mídia aeroportuária, obras e publicidade firmados entre a sua empresa e a Infraero em aeroportos de Brasília, Curitiba e Maceió, e informou que houve contratos com índice de superfaturamento de mais de 100%.

Por meio da aprovação de requerimentos, os senadores do colegiado já aprovaram a solicitação de cópias de auditorias realizadas pelo MPF, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e CGU em obras contratadas pela Infraero. Ao todo, foram solicitadas reproduções de 116 fiscalizações feitas em aeroportos de 17 estados do país, sendo 31 destas referentes aos aeroportos paulistas de Viracopos, Guarulhos e Congonhas.



06/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Apagão Aéreo toma depoimentos nesta terça sobre denúncias contra a Infraero

CPI do Apagão Aéreo ouvirá 12 procuradores sobre improbidade na Infraero

CPI do Apagão Aéreo colhe depoimentos de quatro analistas do TCU sobre obras da Infraero

CPI do Apagão Aéreo investiga irregularidades na Infraero

CPI do Apagão Aéreo ouve servidores da Infraero

Servidores da Infraero são ouvidos pela CPI do Apagão Aéreo