CPI do Apagão Aéreo ouvirá 12 procuradores sobre improbidade na Infraero



Na semana que vem, a CPI do Apagão Aéreo irá ouvir 12 procuradores da República sobre as auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que apontaram irregularidades em obras em diversos aeroportos do país. O anúncio foi feito pelo relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), em entrevista à imprensa, logo após o término da reunião desta quinta-feira (2).

Demóstenes disse haver "fortes indícios" de crimes de superfaturamento de preços, de corrupção e de improbidade administrativa na Infraero.

- O atual presidente [da Infraero] não tem responsabilidade sobre os crimes cometidos ali - disse Demóstenes, ao explicar que as irregularidades encontradas tiveram origem na gestão anterior.

Segundo Demóstenes, a principal responsável pelo "caos aéreo" no país é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, no caso específico de Congonhas, por ter se submetido a pressão das companhias aéreas para aumentar o número de vôos naquele aeroporto.

- Com relação à Anac não tenho dúvida de que o principal erro foi de omissão,o que faltou foi fiscalização. Com relação à pista, vai depender do laudo que o Instituto de Criminalística está realizando - afirmou.

Demóstenes Torres disse ainda que na próxima semana a CPI deverá ouvir os dados da caixa-preta do vôo 3054 da TAM nas dependências da Aeronáutica, em reunião reservada, o que não será feito antes para não atrapalhar o processo investigatório da própria Aeronáutica.

Embora considere que não tenha sido obtida nenhuma nova informação com os depoimentos da reunião desta quinta-feira, Demóstenes considerou as oitivas positivas para obter maiores esclarecimentos sobre o acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho.

A responsabilidade da TAM, conforme Demóstenes, está em ter mantido a programação de vôo do Airbus 320 com o "reversor pinado" (fora de operação), tendo ocorrido, no dia anterior ao acidente dificuldades de pouso com a mesma aeronave.



02/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Apagão Aéreo colhe depoimentos de quatro analistas do TCU sobre obras da Infraero

CPI do Apagão Aéreo toma depoimentos nesta terça sobre denúncias contra a Infraero

CPI do Apagão Aéreo inicia terceira fase dos trabalhos, sobre denúncias contra a Infraero

CPI do Apagão Aéreo investiga irregularidades na Infraero

CPI do Apagão Aéreo ouve servidores da Infraero

Servidores da Infraero são ouvidos pela CPI do Apagão Aéreo