CPI do Banestado retoma trabalhos votando convocações de Maluf, Casseb e Candiota



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Banestado tem reunião nesta terça-feira (10), às 13h, para votar requerimentos de convocação do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, do ex-diretor de Política Monetária do Banco Central Luiz Augusto Candiota e do ex-governador de São Paulo Paulo Maluf. Ao todo, são 52 requerimentos, incluindo a pauta que teve votação protelada desde junho, antes do recesso parlamentar. O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), vai apresentar para ser votada uma carta rogatória para que seja ouvido, no Uruguai, o empresário João Arcanjo Ribeiro, a pedido do relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apelou por entendimento entre o senador Antero Paes de Barros e o deputado relator, com o que Antero concorda. As reuniões da CPI vinham sendo sistematicamente adiadas por falta de concordância entre o presidente e o relator. O requerimento de convocação do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, já está aprovado, e ele deverá falar sobre a aplicação das dívidas do Brasil no exterior. Agora, além de Candiota e Casseb, há requerimentos de convocação a serem votados que incluem Beny Parnes, ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil, Geraldo Carbone, presidente do Banco de Boston, e outras pessoas físicas e jurídicas.

O senador Antero Paes de Barros chegou a denunciar, em junho, a convocação informal da CPI pelo relator, via e-mail e telefone, à revelia dele próprio, presidente da comissão. Por isso, Antero propôs no dia 6 de junho um código de conduta para reger os trabalhos da CPI, inclusive para evitar o vazamento de informações sigilosas.

- A primeira preocupação da CPI é não atingir a honra de pessoas honestas, que tenham atuado de forma legal. A segunda, é não permitir a impunidade. A terceira é propor uma legislação que evite fraudes na remessa de dinheiro para o exterior - disse na ocasião.



06/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero quer reunião para convocar Casseb e Candiota

CPI do Banestado começa a semana votando novo cronograma

Candiota nega que tenha sido extorquido por integrantes da CPI do Banestado

CPI do Banestado decide convocação de Paulo Maluf

CPI do Banestado pode convocar Paulo Maluf

CPI do Banestado adia convocação de Maluf e Pitta