CPI do Banestado vai analisar denúncias contra a Parmalat a pedido do senador Romeu Tuma



O escândalo financeiro envolvendo a Parmalat na Itália será investigado também no Congresso brasileiro. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) já apresentou requerimento para que o Ministério da Fazenda dê informações acerca dos valores enviados pela Parmalat do Brasil para o exterior entre 1997 e 2003. O requerimento deve ser analisado na primeira reunião deste ano convocada pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que deverá ocorrer na segunda quinzena de fevereiro.

Segundo Tuma, as fraudes contábeis da Parmalat na Itália tiveram repercussões no Brasil, como apontam as notícias de que a filial brasileira da empresa teria servido para a evasão e lavagem de recursos da matriz na Europa.

- A imprensa tem dado grande destaque não somente às conseqüências sofridas pelos produtores de leite e derivados, mas também aos indícios de fraudes cometidas pela Parmalat Brasil e suas controladas, especialmente no que diz respeito ao envio de recursos para o exterior. É fundamental que os procedimentos contábeis e as atividades financeiras da empresa sejam examinados para verificar se não implicaram fraudes ou ensejaram evasão de divisas com prejuízos para o nosso país - afirmou Tuma.

Apesar de não estar relacionada na pauta do Congresso no período de convocação extraordinária, a CPI continuou trabalhando em dezembro e janeiro. Cerca de 15 técnicos do Banco Central, da Receita Federal e da Polícia Federal, além de assessores do Senado e da Câmara estão promovendo o cruzamento das informações reunidas pela comissão no ano passado. Com esses cruzamentos, está sendo possível, por exemplo, identificar pessoas e empresas que, apesar de terem declarado possuir baixa renda à Receita Federal, enviaram grandes quantias de recursos para o exterior.




03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Appio entrega relatório da CPI gaúcha ao senador Romeu Tuma

Brindeiro entrega documentos sobre caso Banpará ao senador Romeu Tuma

Tuma instaura sindicância para apurar denúncias de chantagem na CPI do Banestado

CPI das ONGs vai analisar denúncias contra Fundação Boticário

Tuma apresentará ao Conselho de Ética requerimentos sobre representação contra Renan e denúncias contra Roriz

Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior