Brindeiro entrega documentos sobre caso Banpará ao senador Romeu Tuma



O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, entregou na tarde desta terça-feira (dia 7) ao senador Romeu Tuma (PFL-SP) vários documentos relacionados ao desvio de verbas do Banco do Estado do Pará (Banpará). Um deles foi a cópia do pedido de instauração de inquérito junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para apuração do suposto envolvimento do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) em irregularidades detectadas na emissão fraudulenta de Títulos da Dívida Agrária (TDAs) e aplicações financeiras de cheques administrativos do Banpará.

O pedido de abertura de inquérito no STF contra Jader Barbalho foi feito nesta terça por Brindeiro, que também entregou ao senador Romeu Tuma o relatório das diligências promovidas pelo Banco Central a partir de março de 2001 sobre o caso Banpará e nota técnica que a 5ª Câmara de Patrimônio Público e Social, órgão do Ministério Público Federal, elaborou sobre o assunto.

Logo ao deixar o gabinete de Brindeiro, Romeu Tuma explicou que entre os documentos recebidos não constam os relatórios do Banco Central a respeito do caminho percorrido pelo dinheiro desviado do Banpará. "Ainda não li por inteiro toda a documentação, mas vou analisá-la, e se tiver alguma informação que signifique a quebra do sigilo, manteremos em sigilo, obedecendo a legislação", antecipou o senador integrante da comissão encarregada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de investigar as denúncias contra Jader Barbalho.

Ao chegar no Senado, Tuma reuniu-se a portas fechadas com o senador Jefferson Péres (PDT-AM), também integrante da comissão. Após o encontro, Jefferson explicou que um dos próximos passos da comissão será examinar cada um dos documentos entregues por Geraldo Brindeiro. Ele não confirmou notícia veiculada pela imprensa no sentido de que o outro integrante da comissão, senador João Alberto de Souza (PMDB-MA), teria pedido para ser substituído. "Ele não manteve nenhum contato e até aqui, oficialmente, continua membro da comissão", afirmou.



07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Appio entrega relatório da CPI gaúcha ao senador Romeu Tuma

BRINDEIRO ENTREGA A ANTONIO CARLOS DOCUMENTOS QUE LIGARIAM ESTEVÃO À INCAL

CPI do Banestado vai analisar denúncias contra a Parmalat a pedido do senador Romeu Tuma

Plenário aprova pedido de informações ao BC sobre o caso Banpará

Gros e Coelho depõem na terça-feira sobre caso Banpará

Simpósio sobre desenvolvimento homenageia Romeu Tuma