CPI do Futebol convoca Eurico Miranda para depor



O presidente do Vasco da Gama, deputado federal Eurico Miranda, deverá depor na próxima semana perante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no futebol brasileiro, segundo informou o relator da CPI, senador Geraldo Althoff (PFL-SC). Até lá, o senador e assessores técnicos da comissão irão analisar todos os documentos enviados pela Receita Federal e pelos bancos onde Eurico Miranda tem conta, uma vez que já está nas mãos da CPI a quebra dos sigilos fiscal e bancário do dirigente vascaíno.

Geraldo Althoff informou ainda que a CPI irá aprofundar as investigações envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O principal alvo, informou o relator, será o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, que também já teve quebrados os sigilos bancário e fiscal, a pedido da comissão.

O relator da CPI do Futebol não quis adiantar, entretanto, qualquer informação envolvendo a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da CBF, mas revelou que a comissão já iniciou um criterioso trabalho de mapeamento nas empresas de Ricardo Teixeira e em inúmeros documentos arquivados na Confederação Brasileira de Futebol.

Althoff lembrou que Ricardo Teixeira já prestou depoimento à CPI em dezembro do ano passado, mas devido a novas denúncias envolvendo o nome do presidente da CBF, este deverá ser reconvocado em agosto ou no início de setembro para novo depoimento. Constam também da lista de convocação o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, e o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva.

A Comissão Parlamentar de Inquérito já encaminhou ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, provas que enquadram Eurico Miranda em crimes contra a ordem tributária, apropriação indébita, falsidade ideológica e crimes eleitorais. De acordo com a CPI, os fatos demonstram que o presidente do Vasco da Gama usou "laranjas" para movimentar recursos do clube carioca.

É bem provável que ainda nesta semana a CPI nomeie um grupo de trabalho que vai elaborar as sugestões para a criação de uma nova legislação para o desporto brasileiro. O mês de setembro será dedicado à elaboração do relatório final e o presidente da comissão, senador Álvaro Dias (sem partido - PR), espera que em outubro sejam concluídos os trabalhos da comissão.

31/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Althoff: depoimento de Eurico Miranda não muda nada para CPI do Futebol

Senado envia documentos da CPI do Futebol para Câmara investigar Eurico Miranda

CPI do Futebol vai investigar Eurico Miranda

ÁLVARO DIAS É ELEITO PRESIDENTE DA CPI DO FUTEBOL E CONVOCA LUXEMBURGO PARA DEPOR

CPI do Futebol ouvirá Eurico Miranda e Ricardo Teixeira

Adiada entrega de representação da CPI do Futebol contra Eurico Miranda