CPI do Futebol vota relatório nesta quinta



A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou irregularidades no futebol brasileiro conclui as suas atividades nesta quinta-feira (6), às 9h, votando o relatório do senador Geraldo Althoff (PFL-SC). O texto, de mais de mil páginas, relaciona uma série de irregularidades cometidas por dirigentes de clubes e federações e sugere o indiciamento de 17 pessoas. Entre elas, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, do Vasco da Gama, Eurico Miranda, e do Flamengo, Edmundo Santos Silva.

O relatório de Althoff cita crimes de evasão fiscal, fraude cambial, evasão de divisas, sonegação de impostos, apropriação indébita e falso testemunho. Além disso, propõe alterações na legislação esportiva. Althoff sugere a adoção de uma espécie de lei de responsabilidade social, segundo a qual o futebol passaria a ser tratado como atividade comercial. Os dirigentes seriam obrigados a publicar demonstrações financeiras e contábeis das entidades e poderiam ser responsabilizados civil e criminalmente por atos praticados em nome de clubes e federações.

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) pediu vista do relatório - o que provocou o adiamento da votação de terça-feira (4) para esta quinta (6) - e anunciou a apresentação de um texto alternativo. Dele não constarão pedidos de indiciamento, mas solicitações para que o Ministério Público, a Receita Federal e a Polícia Federal aprofundem as investigações já feitas pelos senadores.

05/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DO ORÇAMENTO VOTA NESTA QUINTA RELATÓRIO SETORIAL

COMISSÃO DA AMAZÔNIA VOTA RELATÓRIO FINAL NESTA QUINTA

Relatório da CPI do Futebol será votado na quinta

CPI do futebol aprova relatório de Althoff e CCJ vota emendas à reforma do Judiciário

CDR vota relatório na quinta-feira

Presidente do Flamengo depõe nesta quinta na CPI do Futebol