CPI do Leite: Comissão busca informações sobre o papel dos supermercados



O presidente da CPI do Leite, deputado Vilson Covatti (PPB), anunciou hoje (06) que a comissão gaúcha vai buscar novas informações sobre a prática de rapel - espécie de pedágio cobrado pelas grandes redes de supermercados para garantir uma marca nas prateleiras - no País, durante encontro com as demais CPIs do leite brasileiras, dia 12, em Florianópolis. O objetivo é dispor de dados detalhados que possam subsidiar as investigações sobre o tema na cadeia produtiva gaúcha.

Segundo o progressista, representantes de produtores e da indústria leiteira, que já depuseram à CPI, apontam as grandes redes de supermercado como as principais detentoras de lucros no setor leiteiro. “A participação das redes no aumento do preço final do leite é cada vez mais flagrante. Vamos nos basear na experiência de comissões mais adiantadas, como a de Minas Gerais, para entendermos melhor este ‘negócio’”, afirmou. Além da CPI gaúcha, participam do encontro os Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

O progressista adiantou que os dados colhidos servirão para municiar os deputados durante os depoimentos de representantes da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e da Associação Nacional do Fabricantes de Leite Longa Vida, já agendados pela comissão. Após ouvir os supermercadistas, a CPI pretende fazer uma auditoria nas planilhas de custos das grandes redes.




11/06/2001


Artigos Relacionados


Relator da Comissão do IPE busca informações com técnico do Senado

CPI do Leite: Supermercados de Minas têm lucros de 200%

Papaléo solicita informações ao Ministério da Educação sobre papel do Enem

Senadores vão a São Paulo em busca de informações sobre o acidente nas obras do metrô

Vieira da Cunha busca informações sobre caça-níques no Rio de Janeiro

(Flash) - Lula visita Incor em busca de informações sobre a saúde de Covas