CPI DO ROUBO DE CARGAS VOLTA AO TRABALHO NO DIA 1º



O presidente da CPI mista que está apurando o crescimento do roubo de cargas no país, senador Romeu Tuma (PFL-SP), convocou reunião de trabalho a se realizar na terça-feira (dia 1º), às 15h, para definir o calendário de atividades da comissão.
Além de investigar o roubo de cargas em rodovias, ferrovias, portos e rios, a CPI tem como objetivo a criação de mecanismos capazes de coibir a atuação de quadrilhas especializadas. De acordo com dados fornecidos pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) e pela Associação Nacional de Transportes de Cargas, no ano passado foram registradas 4.200 ocorrências, que provocaram prejuízo da ordem de R$ 315 milhões. A maioria dos assaltos foi registrada em São Paulo, com 56%, e no Rio de Janeiro, com 18%.
Desde sua instalação, a CPI, que tem como relator o deputado Oscar Andrade (PFL-RO), já colheu depoimentos de 24 pessoas, algumas delas ouvidas em sigilo. Além de empresários do ramo de transportes, em sua maioria representantes de associações de transportadoras, foram ouvidos também os presidentes das principais corretoras de seguros atuando no setor de cargas, assim como o diretor da Polícia Rodoviária Federal, Álvaro Henrique Vianna Novaes, o diretor do Departamento de Estradas e Rodagem, Genésio Bernadino de Souza, e o presidente do Instituto de Resseguros do Brasil.
Em decorrência desses depoimentos, e também de iniciativas de parlamentares, já foram quebrados os sigilos bancário, telefônico e fiscal de mais de 30 pessoas e empresas suspeitas de envolvimento com o crime organizado.
Para o segundo semestre, são aguardados os depoimentos do ministro da Justiça, José Gregori, do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, José Paulo Bisol, e dos presidentes da Confederação Nacional de Transportadoras (CNT), Clésio Andrade, e da Associação Brasileira de Transportes de Cargas (ABTC), Newton Gibson. São aguardados também os depoimentos de pessoas notoriamente envolvidas com o crime organizado. Entre elas, o caminhoneiro José Méres, que está preso.

31/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI DO ROUBO DE CARGAS VOLTA A SE REUNIR NO DIA 13

Ministério da Justiça criará grupo de trabalho para auxiliar na repressão ao roubo de cargas

Depois de dois anos e nove meses de trabalho, CPI do roubo de cargas apresenta relatório final

PF prendeu 25 por roubo de cargas em 2010

CPI do Roubo de Cargas investiga empresários

CPI do Roubo de Cargas faz diligências no sul do país