CPI DO TRABALHO INFANTIL TEM ATÉ JUNHO PARA APRESENTAR RELATÓRIO



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investiga o trabalho infantil, presidida pela senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), deve apresentar até o dia 11 de junho o seu relatório final, quando acaba o prazo para conclusão de seus trabalhos. A deputada Célia Mendes (PFL-AC) é a relatora da comissão.

A CPI funciona há dois anos e, desde então, já ouviu representantes de entidades envolvidas com o combate ao trabalho infantil, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef) e o Fórum em Defesa das Crianças e Adolescentes.

Os membros da comissão realizaram ainda diligências nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e, na semana passada, Mato Grosso do Sul. Em Fortaleza, a CPI tratou especificamente da exploração sexual de crianças adolescentes e das denúncias de existência do turismo sexual naquela cidade. Os senadores constataram a situação ao tomarem depoimentos de crianças envolvidas em prostituição.

A criação da CPI foi pedida a partir de reportagem da revista Veja de agosto de 1995 sobre o assunto. Os autores da matéria foram os primeiros a serem ouvidos pela comissão.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI DO TRABALHO INFANTIL TEM ATÉ FINAL DE JUNHO PARA APRESENTAR RELATÓRIO

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado neste 12 de junho

CPI DO TRABALHO INFANTIL APRECIA RELATÓRIO

Relatório aponta exploração de trabalho infantil na pesca

CPI DO TRABALHO INFANTIL OUVE RELATÓRIO SOBRE DILIGÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL

Tião Viana destaca relatório da OIT que aponta o Brasil como referência no combate ao trabalho infantil