CPI DOS BANCOS APRESENTA PROJETOS SOBRE SISTEMA FINANCEIRO
Outros nove projetos de lei foram apresentados pela Comissão à Mesa da Casa, incluindo o que estabelece a opção de seguro de garantia em operações do Sistema Imobiliário Nacional. De acordo com a justificação da matéria, uma medida desse tipo teria evitado o prejuízo que cerca de 42 mil famílias tiveram com a crise da Encol.
A obrigatoriedade de publicação de demonstrações financeiras pelas sociedades por quotas de responsabilidade limitada também está entre as propostas apresentadas. Atualmente, a lei obriga apenas as empresas estruturadas sob a forma de sociedades anônimas a divulgarem sua situação financeira.
A CPI também está propondo, através de projeto, que as transferências de recursos internacionais, feitas por estrangeiros, só possam ser feitas por instituições com sede no Brasil e credenciadas para este fim no Conselho Monetário Nacional.
Outro projeto regulamenta a prestação de informações ao Sistema Central de Riscos de Crédito do Banco Central do Brasil, determinando que instituições financeiras e de outras áreas, a critério do BC, terão que informar fatos relevantes à instituição. A matéria também estabelece que a Secretaria da Receita Federal fornecerá ao BC todas as informações constantes de seus cadastros de pessoas físicas e jurídicas.
14/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
PSDB exige votação de projetos sobre sistema financeiro e Refis
Negros cobram mais oportunidades de trabalho em bancos e no sistema financeiro
AVANÇA TRAMITAÇÃO DE PROJETOS SUGERIDOS PELA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO
Senado desarquiva projetos de autoria da CPMI do Sistema Financeiro
Sistema financeiro apresenta ‘sólidos colchões de liquidez’, garante Tombini
Projetos do PSDB regulamentam sistema financeiro e propõem que Senado terá de aprovar demissão no BC