AVANÇA TRAMITAÇÃO DE PROJETOS SUGERIDOS PELA CPI DO SISTEMA FINANCEIRO
Uma das propostas aprovadas pelo Senado na última quarta-feira (dia 29) obriga as empresas formadas com base em sociedades por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.) a publicar, ao final de cada exercício fiscal, suas efetivas situações financeiras. As informações deverão exprimir, de forma transparente, a posição patrimonial, contábil e financeira das empresas, inclusive com dados sobre as mutações ocorridas no período. A medida altera preceito constante do Código Civil.
Outra matéria acatada pelos senadores retira da abrangência do Código Civil os contratos negociados no âmbito do mercado de capitais - como os das bolsas de valores - que tenham como característica o fato de a liquidação ocorrer pelo cálculo da diferença entre o preço ajustado e a cotação que tiverem na data de vencimento do ajuste.
O terceiro projeto aprovado pelos senadores limita a emissão de debêntures pelas empresas constituídas sob a forma de sociedade anônima. As debêntures são títulos de crédito ao portador e representam empréstimos amortizáveis, contraídos a longo prazo mediante garantia dos ativos da empresa. As propostas seguem agora para apreciação da Câmara.
31/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Membros da CPI dos Correios cobram tramitação dos projetos sugeridos no relatório final
Três projetos sugeridos pela CPI do Apagão Aéreo são aprovados
Mesa do Senado recebe projetos de lei sugeridos pela CPI dos Bingos
CPI DOS BANCOS APRESENTA PROJETOS SOBRE SISTEMA FINANCEIRO
Senado desarquiva projetos de autoria da CPMI do Sistema Financeiro
PSDB exige votação de projetos sobre sistema financeiro e Refis