CPI dos Cartões Corporativos poderá investigar universidades federais e MP



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos cartões corporativos poderá investigar, também, o uso desse mecanismo de crédito por universidades federais e pelo Ministério Público (MP). O deputado Silvio Costa (PMN-PE) informou, nesta terça-feira (18), que irá apresentar requerimento de informações sobre o uso de cartões corporativos por essas instituições.

De acordo com Marcelo Luiz de Souza da Eira, da Secretaria de Macro-Avaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), a Universidade de Brasília (UnB) é a instituição federal de ensino superior que mais usa cartões corporativos (266). Em segundo lugar vem a Universidade Federal do Paraná, que utiliza 64 cartões. Segundo Eira, todas as demais universidades federais usam menos de 60 cartões cada uma.

Durante a reunião em que foram ouvidos representantes do TCU, o relator da CPI dos Cartões Corporativos, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), questionou quantos cartões do gênero o governo federal possui hoje e que órgãos mais usam a ferramenta. Marcelo da Eira informou terem sido utilizados, em 2007, 7.361 cartões corporativos por servidores federais.

Ainda segundo o secretário do TCU, os órgãos com mais usuários foram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 1.755 cartões; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com 838, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com 760 cartões.

Em resposta ao senador João Pedro (PT-AM) sobre os ajustes necessários nessa sistemática de crédito, Marcelo da Eira opinou que, mais do que estipular um número adequado, deve-se buscar avaliar a necessidade do uso dos cartões. Ele também ressaltou que o governo federal tem cumprido as recomendações do TCU para melhorar o controle dos gastos públicos. 



18/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp não vê necessidade de CPI para investigar cartões corporativos

Senado cria CPI exclusiva para investigar cartões corporativos

Garibaldi considera inconveniente duas CPIs para investigar cartões corporativos

Arthur Virgílio apresenta requerimento de CPI do Senado para investigar cartões corporativos

Uso de cartões por universidades e Ministério Público poderá ser investigado

Avaliação seriada poderá garantir acesso a universidades públicas federais