CPI não deve provocar queda em ações da Petrobras, diz Perillo



O primeiro vice-presidente do Senado, Marconi Perillo, não teme eventual queda no preço das ações da Petrobras, agora que foi lido em Plenário o requerimento de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a suspeita de irregularidades naquela estatal e na Agência Nacional de Petróleo (ANP).

- Todos os senadores já deixaram bem claro seu absoluto interesse em preservar a Petrobras de medidas que visem a prejudicá-la.

Em entrevista concedida logo após leitura do requerimento de instalação da CPI, Perillo afirmou que não acredita numa corrida, ao longo do dia, de senadores interessados em retirar assinaturas colocadas nesse requerimento.

- Os que não querem a CPI já fizeram seus devidos protestos. O tempo começa a correr a partir de agora e vai até meia-noite. Espero que ninguém retire a assinatura. Eu não retirarei a minha. Se algum senador retirar a assinatura, é claro que isso desgasta o Parlamento - observou.

Perillo afirmou que todo requerimento de instalação de CPI que tenha o mínimo de assinaturas exigido pelo regimento interno do Senado deve ser submetido a leitura.

Na sessão de hoje, presidida por Marconi Perillo, foram lidos dois requerimento para instalação de CPI visando investigar supostas irregularidades na Petrobras, sendo um de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e outro de Romeu Tuma (PTB-SP). Ambos pedem a investigação de denúncias de fraudes em licitações da estatal e de desvios no pagamento de royalties de petróleo.

Também foram lidos outros dois requerimentos para instalação de CPIs. Um deles, de autoria de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), visa investigar organizações não governamentais (ONGs) e madeireiras que atuam na Amazônia. O outro, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), propõe a criação da CPI do Apagão Educacional, para investigar os índices de analfabetismo no país.

- Minha função era fazer a leitura desses requerimentos. Isso é regimental. E, mais do que isso, é dever do Parlamento fiscalizar em nome da sociedade - disse ainda Perillo.



15/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Safra agrícola deve provocar queda no reajuste do aluguel, prevê FGV

Frente fria deve provocar queda de temperatura no Sul a partir de terça-feira

ÁLVARO: PLENÁRIO DEVE APROVAR PROIBIÇÃO DE VENDA DE AÇÕES DA PETROBRÁS

Aumento de 7,7% para aposentados não deve provocar inflação

Crise internacional não deve provocar ampliação de créditos dos bancos públicos, diz presidente do BB

Antonio Carlos Rodrigues: condenação por crime hediondo deve provocar cassação de mandato