CPI poderá vir a ser criada por iniciativa popular



Encontra-se pronta para análise do Plenário proposta de emenda à Constituição ((PEC 1/2008)) do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) que permite a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) mediante iniciativa popular.

De acordo com Substitutivo do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) à PEC, aprovado em junho de 2009 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o requerimento popular para a criação de CPI deverá ser assinado por pelo menos 1% do eleitorado nacional votante na última eleição, distribuído por pelo menos cinco estados e com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.

Está exigência introduzida no projeto por Suplicy é a mesma contida no parágrafo 2º do artigo 61 da Constituição federal para a iniciativa popular de leis federais. O projeto original de Mesquita Júnior, modificado pela CCJ, estabelecia a necessidade de subscrição por apenas 0,5% do eleitorado votante do último pleito.

Conforme acontece com o pedido de CPI apresentado por um terço dos deputados e senadores, a proposta de criação de CPI feita por iniciativa popular também deverá ser destinada a apuração de fato determinado e ter prazo definido. Suas conclusões deverão ser encaminhadas ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil e criminal dos infratores, se for o caso.



04/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI poderá vir a ser criada por iniciativa popular

Iniciativa popular poderá ser apoiada com assinatura eletrônica

Projeto de iniciativa popular poderá ser apresentado com assinatura eletrônica

Assinatura eletrônica poderá valer como apoio a projeto de iniciativa popular

Rollemberg defende PEC que facilita lei de iniciativa popular

Aberta discussão de PEC que facilita propostas de iniciativa popular