CRA analisa projeto que institui modelo para políticas de estímulo às atividades agropecuárias



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) reúne-se na quarta-feira (27), às 10h, para votar projeto de lei que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária. Na justificação da proposta (PLS 260/07), o autor, senador Expedito Júnior (PR-RO), afirma que o objetivo é apresentar um novo modelo para as políticas de estímulo às atividades agropecuárias, o qual consiste "no manejo correto do solo, das plantas e dos animais, na formação de pastagens produtivas e na recuperação de áreas degradadas como forma de reduzir a necessidade de incorporação de áreas de mata à exploração pecuária e de lavouras".

De acordo com o modelo proposto, na área da pastagem degradada, cultivam-se grãos por um, dois ou mais anos e, depois, volta-se com a pastagem, que vai aproveitar os nutrientes residuais das lavouras na produção de forragem (planta ou grão usado como alimento para o gado). Para evitar outro tipo de degradação, é necessário elaborar um cronograma de adubação e manutenção da pastagem recém-implantada. "O sistema de integração lavoura-pecuária melhora a fertilidade do solo através do processo de rotação lavoura-pastagem, minimizando os riscos da agropecuária e melhorando a rentabilidade dos produtores, por meio da otimização e aproveitamento dos insumos" - afirma Expedito Júnior.

O projeto, que receberá decisão terminativa, recebeu parecer favorável do senador César Borges (PR-BA).

Na mesma reunião, A CRA analisa o projeto de lei (PLS 303/07), que cria o Fundo de Aval para Proteção ao Crédito Rural (Fapcr). De acordo com o autor do projeto, senador Osmar Dias (PDT-PR), caso o Fundo de Aval seja aprovado, no momento da contratação da operação de crédito rural o produtor poderá também contratar o aval do Fapcr. "Com isso, os bancos poderão dispensar a apresentação de outras garantias para a concessão do financiamento. Se, após o vencimento, o mutuário ficar inadimplente, o Fundo quitará a dívida com o banco e automaticamente abrirá outra operação de crédito com o produtor rural, com prazo de pagamento de até vinte e quatro meses", explica Osmar Dias.

O relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), votou pela aprovação do projeto.

Compõe também a pauta de votação da CRA, entre outras matérias, o projeto de lei que isenta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico o óleo diesel utilizado na produção agrícola e na produção de energia. A contribuição incide sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool combustível. O autor do projeto, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), explica, em sua justificação, que o objetivo é criar condições econômicas para a viabilização de geração de energia elétrica e a produção agrícola, atividades consideradas essenciais para a economia brasileira, segundo o senador.

O projeto (PLS 597/07) recebeu parecer favorável do relator, senador Expedito Júnior.

22/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE ANALISA PROJETO QUE AUMENTA AS TARIFAS SOBRE IMPORTAÇÕES AGROPECUÁRIAS

BB libera R$ 7 bilhões para financiamento de atividades agropecuárias em MG

Estado assina resolução conjunta para facilitar atividades agropecuárias

CCJ ANALISA PROJETO QUE INSTITUI REGIME CELETISTA PARA SERVIDOR

CCJ analisa projeto que institui normas para exploração de gás natural por meio de dutos

CCT analisa projeto que institui o cadastro positivo