CRA revoga lei delegada que autoriza União a intervir na economia
A Lei Delegada nº 4, de 26 de setembro de 1962, autorizou a União a intervir na economia para assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. A Lei Delegada nº 5, da mesma data, criou a Superintendência Nacional de Abastecimento (Sunab). A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, por unanimidade, parecer do senador Gerson Camata (PMDB-ES) favorável ao projeto de Lei do falecido deputado Ricardo Izar (PTB-SP), o PLC 68/09, que revoga as duas Leis Delegadas.
Ao propor a revogação da Lei Delegada nº 4, o deputado por São Paulo argumentou que, apesar de ter sido utilizada em crises econômicas anteriores para fixar preços de produtos e serviços, como no Plano Cruzado, a lei não mais se adéqua à estrutura legal e orgânica da economia brasileira por ela ser fundamentada na livre concorrência e na proteção ao consumidor.
Por sua vez, a Lei Delegada nº 5 deve ser revogada em virtude de a Sunab já ter sido extinta pelo Decreto nº 2.280, de 1997, fundamentada na medida provisória nº 1.576-1/97. Já aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e agora também na CRA, o PLC seguirá para decisão terminativa da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
02/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE pode votar projeto que extingue lei delegada assinada por Jango para intervenção na economia
CAS autoriza União a indenizar aposentados da Aerus
Senado autoriza a União a contrair empréstimo de até US$ 100 milhões
Congresso autoriza gastos da União em obras regularizadas
SENADO AUTORIZA UNIÃO A RENEGOCIAR DÍVIDAS COM O SURINAME
SENADO AUTORIZA UNIÃO A CONTRAIR EMPRÉSTIMO DE US$ 51,3 MILHÕES