CRA vota projeto que amplia alcance do crédito rural



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deverá votar, nesta terça-feira (5), projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que prevê a inclusão, entre os beneficiários do crédito rural, dos produtores de mudas e de sementes e, no setor de pecuária, dos produtores de sêmen para inseminação artificial e embriões.

Os arrendatários de terras, parceiros, consórcios e condomínios de produtores rurais, além de quilombolas e indígenas, também serão favorecidos se o projeto for aprovado. A proposta (PLS 265/03) beneficia ainda as pessoas e as empresas dedicadas à pesca artesanal e extrativistas não-predatórios.

Jereissati afirma, na justificativa, que seu projeto visa a ampliar o crédito rural e ajudar a reduzir a insegurança inerente aos arrendamentos e às parcerias. O senador argumenta que isso ocorrerá com o reconhecimento dos arrendatários e parceiros que possuam contrato agrário formalizado como beneficiários do Sistema Nacional de Crédito Rural.

Anistia

Projeto do senador Efraim Morais (PFL-PB), incluído entre os dez itens da pauta da CRA, propõe anistia das dívidas oriundas de operações de crédito rural contratadas por agricultores familiares, mini e pequenos produtores rurais. As dívidas das cooperativas e associações desses agricultores, cujo valor originalmente financiado seja de até R$ 35 mil, também estão contempladas na proposta (PLS 259/04).

Os agricultores que perderam a safra em virtude de fenômenos climáticos (seca, por exemplo) serão beneficiados, se o projeto for aprovado. Para isso, o município precisará decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública, com reconhecimento do governo federal.

Anistia de parte das dívidas que pequenos produtores rurais, pescadores e suas cooperativas e colônias têm junto ao Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste do Brasil também é objetivo do projeto (PLS 200/02) do então senador Wellington Roberto. O relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), apresentou parecer favorável à proposta.



01/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias pede pressa na votação de projeto que amplia concessão do crédito rural

CCT vota projeto que flexibiliza regras para alcance de rádios comunitárias

Nossa Caixa amplia para cinco anos o prazo de crédito rural

Programa Jovem Senador amplia seu alcance no país

Senado amplia alcance de isenção de IPI sobre automóveis

Emenda amplia alcance do Fundo Nacional de Segurança Pública