Senado amplia alcance de isenção de IPI sobre automóveis



O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) projeto de lei de conversão à medida provisória que amplia o alcance da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis. O relator da medida no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), inclui entre os beneficiários da isenção pessoas portadoras de deficiência mental e autistas. O texto da Câmara beneficiaria apenas taxistas e portadores de deficiência física e visual.

- É uma medida de respeito à cidadania, às pessoas portadoras de deficiência mental e aos autistas que dependem de outras pessoas para se locomoverem - justificou o relator.

O texto votado na Câmara e aprovado agora pelo Senado permite que a isenção de IPI seja renovada a cada três anos - a legislação atual determina que isso se dê apenas uma vez.

- O requisito unicamente do insterstício temporal é a maneira mais indicada de condicionar a isenção, a fim de que não haja abusos que desvirtuariam sua finalidade social - alegou Tasso.

Elogiaram a ampliação da isenção do IPI os senadores José Agripino (PFL-RN), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Osmar Dias (PDT-PR), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Flávio Arns (PT-PR).

Na avaliação do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), a possibilidade de os taxistas comprarem carros novos a cada três anos com isenção de IPI beneficia não apenas os profissionais, mas os usuários, dada a melhoria na qualidade da frota, e as indústrias, que aumentarão as vendas.

Na mesma medida provisória, o governo propôs a reabertura, até 2006, do prazo para que os municípios que tiveram suas dívidas renegociadas com a União contratem novos financiamentos com organismos internacionais de fomento, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal.

O dispositivo foi mantido pelo relator e elogiado pelos senadores Luiz Otávio (PMDB-PA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO). Para ela, a medida permitirá que os municípios retomem seus investimentos.



21/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA ISENÇÃO DE IPI PARA AUTOMÓVEIS DE DEFICIENTES

Programa Jovem Senador amplia seu alcance no país

CRA vota projeto que amplia alcance do crédito rural

Emenda amplia alcance do Fundo Nacional de Segurança Pública

CAE vota isenção de IPI em automóveis para deficientes auditivos

Aprovada equiparação de isenção fiscal do IPI para automóveis do Mercosul