'Crack' está avançando rapidamente pelo Brasil, alerta Jayme Campos




Ao defender a aprovação da matéria que regulamenta a Emenda Constitucional 29, o senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou nesta quarta-feira (30) que apenas 14,8% das cidades brasileiras têm atendimento de saúde especializado em dependência química e prevenção ao uso de crack. O substitutivo da Câmara ao PLS 121/2007, que trata da regulamentação da Emenda 29, está na pauta do Plenário.

O senador disse que o número relativo ao avanço do crack foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a entidade, informou Jayme Campos, 98% das cidades brasileiras já têm usuários de crack, mas apenas 14,8% possuem centros de atenção psicossocial para o atendimento dos dependentes.

Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Jayme Campos afirmou que o crack está substituindo o álcool em vários lugares do Brasil, por ser uma droga mais barata e de efeito mais rápido. Para ele, trata-se de "um dos mais preocupantes desafios sociais da atualidade".

Ainda citando os dados da CNM, o parlamentar informou que só 8,5% das cidades do país têm programas municipais de prevenção e combate ao crack.

- Números tímidos para o enfrentamento de problema tão grave - pontificou.



30/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil está indignado diante da violência, diz Jayme Campos

Jayme Campos alerta para riscos ambientais da exploração do gás de xisto

Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso

Zambiasi alerta para tragédia social provocada pelo 'crack'

Jayme Campos alerta para consumo exagerado de gorduras e bebidas alcoólicas

Jayme Campos critica uso excessivo de MPs pelo Executivo