CRE analisa criação de Conselho de Defesa Comercial



A proposta de criação de um Conselho de Defesa Comercial para o país, destinado a inibir práticas desleais de comércio exterior, será analisada nesta quinta-feira (16) pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A proposta está contida no Projeto de Lei 715/08, de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que ainda será apreciado pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Segundo o projeto, que tem como relator o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o conselho teria entre suas atribuições as de estabelecer diretrizes para investigações relativas a práticas desleais de comércio exterior; fixar direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos, além de salvaguardas; e decidir sobre a suspensão da exigibilidade dos direitos provisórios.

O texto a ser submetido à comissão é um substitutivo de Mercadante, que torna a proposta autorizativa. Isto é, uma vez aprovado o projeto, o Poder Executivo será autorizado a instituir o Conselho de Defesa Comercial como órgão federal deliberativo, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A comissão deverá examinar ainda dois projetos de decreto legislativo e três requerimentos. O primeiro dos projetos (PDS 94/08), cujo relator é igualmente Mercadante, aprova o texto do acordo para a criação do Visto Mercosul, estabelecido por decisão do Conselho do Mercado Comum adotada em Montevidéu, em dezembro de 2003. Por meio desse visto, pretende-se conceder preferência a prestadores de serviço do Mercosul, em relação aos provenientes de outros países.

O segundo projeto (PDS 120/08), que tem como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), aprova o texto do acordo de extradição firmado pelos governos do Brasil e do Líbano.

O primeiro requerimento em pauta, apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), é de voto de aplauso ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, pelo seu 90º aniversário. O segundo, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), contém voto de solidariedade aos povos da Rússia e da Geórgia, em virtude de conflito entre os dois países iniciado em agosto. E o terceiro, que tem como autor Aloizio Mercadante, é de voto de censura às "tentativas de desestabilização" do governo da Bolívia.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles sugere criação de Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles propõe criação do Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles quer criação do Conselho de Defesa Comercial

Francisco Dornelles quer criação do Conselho de Defesa Comercial

Criação do Conselho de Defesa Comercial é aprovada em primeiro turno pela CCJ

Aprovado projeto que cria Conselho de Defesa Comercial