CRE analisa indicação para embaixada da Índia



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa, em reunião marcada as 10h30 desta terça-feira (13), a mensagem presidencial indicando o diplomata Marco Antônio Diniz Brandão para exercer o cargo de embaixador do Brasil junto à República da Índia e, cumulativamente, ao Reino do Nepal e às Repúblicas das Maldivas e de Bangladesh.

Diniz Brandão, que é ministro de primeira classe (embaixador) desde junho de 2000, tem larga experiência na região do Sudoeste Asiático, já tendo exercido o cargo de embaixador em Bangkok (Tailândia) entre 2001 e 2005, onde recebeu a condecoração máxima do país- a "Most Exalted Order of the White Elephant". Em caráter cumulativo, atuou como embaixador junto ao Laos, ao Camboja e a Myanmar.

Segundo informações do Itamaraty, o comércio entre o Brasil e a Índia começou a expandir-se a partir de 2000, tendo atingido a marca de US$ 2 bilhões em 2006. A Índia tornou-se o quarto parceiro comercial do Brasil na Ásia, depois do Japão, da China e da Coréia e, em contrapartida, o Brasil passou a ser o maior parceiro da Índia na América Latina.

Depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, em 2004, esboçou-se um quadro de relações bastante dinâmico, que culminou com as negociações do Acordo de Preferências Fixas Mercosul-Índia. Embora o acordo ainda não tenha sido ratificado pelo Congresso Nacional brasileiro, as negociações comerciais entre o Mercosul e a Índia prosseguem em dois sentidos: aprofundamento das preferências já concedidas e ampliação da lista de produtos contemplados.



12/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA DO BRASIL NA ÍNDIA

CRE analisa indicação de Itamar para embaixada em Roma

CRE aprova indicação de embaixadores para a Índia e São Tomé e Príncipe

CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA NO PARAGUAI

CRE vota indicação de Gregori para embaixada em Portugal

Senadores votam indicação para embaixada no Equador