CRE analisa voto de censura à maneira como Talibã trata mulheres



A CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional analisa na próxima terça-feira (dia 25), a partir das 17h30, requerimento do senador Tião Viana (PT-AC) para a formulação de um voto de censura junto ao governo fundamentalista do Afeganistão, "apontando a indignação dos brasileiros com relação aos acontecimentos que vêm tendo lugar naquele país, onde é flagrante o desrespeito às mulheres, submetidas a toda espécie de maus-tratos e humilhação pelo regime Talibã". O requerimento conta com parecer favorável do senador Lúdio Coelho (PSDB-MS).

Outro voto de censura a ser analisado é destinado aos cientistas Panayotis Zavos, Severino Antinori e Brigitte Boisselier, que anunciaram a intenção de clonar seres humanos. O requerimento também é do senador Tião Viana e tem parecer favorável do senador José Sarney (PMDB-AP).

Também o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) apresentou requerimento que solicita um voto de apoio, aplauso e congratulações ao parlamentares dos países-membros da União Interparlamentar que apóiam a criação de imposto sobre transações cambiais, de alíquota reduzida, com vistas a reduzir a especulação e evitar a desestatização das moedas nacionais. A arrecadação do imposto será destinada ao atendimento às necessidades globais mais urgentes, como situações de calamidade pública, combate à pobreza, proteção do meio ambiente e desenvolvimento social. O requerimento tem parecer favorável do senador José Coelho (PFL-PE).

A CRE apreciará também a indicação do embaixador Celso Luiz Nunes Amorim para representar o Brasil no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, de Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o cargo de embaixador chefe da Delegação Permanente do Brasil em Genebra, e de Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, para, cumulativamente com o cargo de embaixador do Brasil junto à República de Moçambique, exercer o cargo de embaixador junto ao Reino da Suazilândia.

21/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova voto de censura ao governo Talibã

CRE analisa voto de censura a presidente americano

CRE analisa voto de censura ao regime cubano

CRE analisa amanhã voto de censura ao governo do Afeganistão

Serys ensina: "meu nome é pronunciado da maneira como é escrito"

Blairo Maggi é contra a maneira como está sendo feita a reforma