CRE analisa voto de censura a presidente americano



O requerimento de voto de censura à decisão do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George Bush, de não cumprir o Protocolo de Kyoto, que dispõe sobre a implementação de medidas para proteção do meio ambiente, será analisado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em reunião convocada para terça-feira (dia 24), às 17h30. O requerimento foi apresentado pelo senador Paulo Hartung (PPS-ES) e o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) foi designado para elaborar parecer sobre o pedido.

A CRE também deverá apreciar moção de autoria do presidente da comissão, senador Jefferson Péres (PDT-AM), com manifestação ao governo norte-americano de preocupação e protesto à determinação manifestada recentemente pelo presidente Bush de não endossar a regulamentação das normas para a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, contidas no Protocolo de Kyoto.

A comissão examinará ainda a indicação de dois embaixadores para representar o Brasil junto à Jamaica e à Iugoslávia. Os embaixadores indicados são Cyro Gabriel do Espírito Santo Cardoso, para a Jamaica, e Rubem Amaral Júnior, para a Iugoslávia. Ao final da reunião, atendendo a requerimento do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o ex-diplomata Jacques Guilbaud fará uma exposição sobre as causas de sua demissão do Itamaraty. Na avaliação de Requião, Jacques Guilbaud foi demitido por ter denunciado a compra superfaturada da sede da embaixada do Brasil em Lisboa, durante a ditadura militar.

20/04/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa voto de censura ao regime cubano

CRE analisa amanhã voto de censura ao governo do Afeganistão

CRE analisa voto de censura à maneira como Talibã trata mulheres

CRE examina voto de censura ao presidente George Bush

Senado aprova voto de censura ao presidente dos Estados Unidos

Hartung propõe voto de censura ao presidente George W. Bush