CRE analisa voto de censura ao regime cubano



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa nesta terça-feira (29), a partir das 12h30, dois requerimentos de voto de repúdio e censura às recentes decisões do governo cubano de fuzilar três cidadãos que tentavam fugir para os Estados Unidos e de condenar a até 27 anos de prisão 78 dissidentes do regime de Fidel Castro.

O primeiro requerimento, de autoria dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), José Agripino (PFL-RN) e Jefferson Péres (PDT-AM), contém uma moção de repúdio e condenação ao "ato arbitrário" que teria sido perpetrado contra a liberdade de opinião e as liberdades individuais de membros de organizações ligadas aos direitos humanos, jornalistas e economistas contrários ao regime cubano.

O relator, senador Tião Viana (PT-AC), apesar de lamentar o ocorrido em Cuba, lembrou que a condenação pura e simples, com a aprovação do voto de censura, de pouco ou nada contribuirá para o aprimoramento do regime cubano, que poderia ser alcançado de forma mais eficiente por meio de um processo de ampliação do diálogo internacional.

Por isso sugeriu a criação de uma comissão de senadores brasileiros que teria por objetivo visitar aquele país, em data ainda a ser marcada, "como uma alternativa concreta e profícua para conhecer mais de perto a realidade vivida pelo povo cubano". Somente dessa maneira, observou Tião Viana, o Senado poderia "expressar as suas preocupações" à Assembléia Nacional de Cuba e ao governo do presidente Fidel Castro. Mas solicitou a imediata liberação dos 78 dissidentes presos.

Tião Viana lembrou que Cuba vinha fazendo progressos na área de direitos humanos, a qual teria sofrido um retrocesso em virtude do endurecimento da política externa colocada em prática pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Busch. Mas ele reconheceu, por outro lado, a necessidade de se estabelecer um diálogo de alto nível entre o Parlamento brasileiro e o governo cubano, com o objetivo de, sem interferir nos assuntos internos de Cuba, "cooperar no aprimoramento das formas e condições do exercício dos direitos políticos".

O outro requerimento a ser analisado pela CRE foi apresentado pelo senador Jefferson Péres e solicita voto de censura ao governo de Cuba por "flagrantes violações" aos direitos humanos no julgamento do dissidente Hector Palacios, condenado a 25 anos de prisão, e de outros jornalistas, como Ricardo González e Raúl Rivero, sentenciados a 20 anos. Jefferson observou que o crime atribuído a eles foi o de "defesa da liberdade de expressão e da reforma democrática do regime de Havana".



28/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa voto de censura a presidente americano

CRE analisa amanhã voto de censura ao governo do Afeganistão

CRE analisa voto de censura à maneira como Talibã trata mulheres

Heráclito pede voto de pesar pela morte de dissidente cubano

Relações Exteriores aprova voto de pesar pela morte de dissidente cubano

CRE discute voto de censura ao Afeganistão