CRE aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Resolução 32/2013, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, com a finalidade de incentivar as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.
A relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), destacou ser “salutar e natural a crescente atuação de grupos parlamentares transnacionais na recente prática parlamentar brasileira”. Segundo ela, trata-se de um reflexo do mundo globalizado, “cujos problemas já não mais comportam soluções unilaterais e isoladas”.
Haiti
Requerimento de Vanessa Grazziotin para a realização de audiência pública com parlamentares haitianos também foi aprovado pela CRE. Entre os temas a serem debatidos, estão a formação de universitários daquele país no Brasil, as negociações entre empresas brasileiras e haitianas e a criação de uma representação diplomática do Haiti no Brasil para tratar de assuntos como a imigração no Norte brasileiro.
Cooperação técnica
A Comissão de Relações Exteriores aprovou ainda nesta quinta-feira dois acordos de cooperação técnica envolvendo o governo brasileiro e outras nações. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 39/2013 estabelece acordo com o Reino do Lesoto, no Sul da África; e o PDL 38/2013, com Santa Lúcia, país insular das Pequenas Antilhas, no Caribe, próximo a Martinica e a Barbados.
Ambos os acordos têm o objetivo de estimular o progresso técnico e o desenvolvimento socioeconômico dos países, com ênfase no desenvolvimento sustentável, por meio da colaboração entre seus programas e políticas correlatas.
08/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
Senado aprova criação de Grupo Parlamentar Brasil-Noruega
Comissão aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Sérvia
Aprovada criação do Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela
Senadores aprovam criação do Grupo Parlamentar Brasil-Guiana
Suassuna propõe criação do Grupo Parlamentar Brasil-Tailândia