Senado aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
O Senado aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Resolução 32/2013, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão. O objetivo é incentivar as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.
A participação de parlamentares no grupo será espontânea. A cooperação se dará por meio de visitas, eventos, estudos e encontros para a análise, encaminhamento e solução de problemas. O projeto também prevê a permuta periódica de publicações e trabalhos sobre temas legislativos e o intercâmbio de experiências parlamentares.
Ao justificar o projeto, o autor lembrou que o saldo da balança comercial entre os dois países é superavitário para o Brasil, que exporta principalmente carnes. Para ele, a diplomacia parlamentar, pode contribuir para a aproximação dos povos e culturas e fortalecer as relações já existentes.
A relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), destacou ser “salutar e natural a crescente atuação de grupos parlamentares transnacionais na recente prática parlamentar brasileira”. Para ela, trata-se de um reflexo do mundo globalizado, em que os problemas já não mais comportam soluções unilaterais e isoladas.
08/04/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
Senado aprova criação de Grupo Parlamentar Brasil-Noruega
Comissão aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Sérvia
Aprovada criação do Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela
Senadores aprovam criação do Grupo Parlamentar Brasil-Guiana
Suassuna propõe criação do Grupo Parlamentar Brasil-Tailândia