Senado aprova criação de Grupo Parlamentar Brasil-Noruega
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) Projeto de Resolução do Senado (PRS) 31/2011 que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Noruega. O grupo terá como finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Legislativos dos dois países.
Segundo o autor do projeto, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), Brasil e Noruega seriam “parceiros naturais” pela identidade de interesses, ainda que estejam geográfica e socialmente distantes.
Um dos pontos de interesse é a produção de energia no Brasil: cerca de 90 empresas norueguesas atuam hoje no país no setor do petróleo e do gás, além da exploração de minérios e produção de bioenergia. Também na construção naval, serviços marítimos e de navegação, a Noruega considera o Brasil um país prioritário para a expansão de seus investimentos. Em contrapartida, a Noruega se tornou, desde 2006, o principal destino das exportações brasileiras na Escandinávia.
O grupo parlamentar será formado por deputados e senadores, tantos quantos se interessarem em participar. O projeto vai agora a promulgação.
21/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
CRE aprova criação de grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão
Comissão aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Sérvia
Aprovada criação do Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela
Senadores aprovam criação do Grupo Parlamentar Brasil-Guiana
Suassuna propõe criação do Grupo Parlamentar Brasil-Tailândia