CRE aprova embaixadores e ouve professor mexicano sobre o Nafta
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (17) a indicação do embaixador Carlos Augusto Rego Santos Neves para, cumulativamente com o cargo de embaixador do Brasil junto à Federação Russa, exercer o cargo junto ao Cazaquistão. Também foi aprovada a indicação do diplomata Affonso Emílio de Alencastro Massot para comandar a embaixada brasileira na República Tcheca. A aprovação final ainda depende de votação em Plenário.
Em seguida, a CRE ouviu palestra do professor Alberto Arroyo, da Universidade Nacional Autônoma Mexicana, sobre a experiência mexicana com o Nafta, que é o acordo de livre comércio entre os Estados Unidos, Canadá e México. O professor disse que é preciso tomar cuidado com o tratado da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), pois existe um capítulo na proposta americana que define o que o Estado pode ou não fazer e especifica até o que as leis devem conter.
Ele também revelou que, de acordo com dados oficiais, as exportações mexicanas triplicaram, mas 60% delas está concentrado em 300 grande empresas transnacionais que trazem todos os insumos de fora, maquiam os produtos e estão completamente desconectadas do sistema produtivo mexicano. Segundo o professor, 43% das exportações são de produtos maquiados.
- O setor de exportações tem menos empregos hoje do que no dia em que o México entrou no Nafta. O comércio exterior não significou entrada de dólares no país, porque se exportamos mais também importamos muito mais - afirmou.
A CRE voltará a se reunir nesta quarta-feira (18), após a ordem do dia da sessão plenária, para apreciar a indicação do diplomata Gilberto Vergne Sabóia para o cargo de embaixador do Brasil junto ao Reino dos Países Baixos.
17/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão do Mercosul ouve professora mexicana sobre o Nafta
CRE aprova embaixadores e quer esclarecimento sobre veto americano ao Brasil
CRE OUVE MINISTRO SOBRE CONFLITO NA IUGOSLÁVIA E APROVA TRATADO ANTIMINAS
Inpa recebe especialista mexicano para palestra sobre insetos
Agricultura: Pesquisadora paulista orienta governo mexicano sobre produção de cana-de-açúcar
Saturnino: objetivo do Nafta com guerra comercial é forçar o Brasil a entrar na Alca