CRE aprova emendas ao projeto da LDO



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quarta-feira (17), suas emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010. O principal objetivo das emendas, que tiveram como relator o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), foi o de preservar de futuros cortes despesas na área de defesa nacional a serem incluídas no orçamento para o ano que vem.

Entre as emendas acolhidas estão as que evitam limitação de empenho na função "Defesa Nacional" e nas despesas relativas ao desenvolvimento do ciclo do combustível nuclear e do protótipo de reator nuclear, de responsabilidade da Marinha, apresentadas, respectivamente, pelo relator e pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Outra emenda do relator procura estabelecer como prioridade para a Caixa Econômica federal o financiamento de moradia a militares que morem em áreas consideradas de risco.

Antes da votação, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da comissão, ressaltou a importância de se garantirem boas condições de trabalho ás Forças Armadas. Ele elogiou o trabalho feito por militares brasileiros, apesar da carência de recursos, no resgate dos corpos de avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) considerou "modestas" as emendas apresentadas pela comissão. Em sua opinião, o governo federal tem enviado ao Congresso Nacional projetos de orçamento que contêm recursos destinados às Forças Armadas muito inferiores aos de que elas realmente precisam.



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH aprova emendas ao projeto da LDO 2014

Comissão de Educação aprova emendas ao projeto da LDO

Educação aprova emendas a projeto que altera o Fies

CCJ APROVA EMENDAS EM PROJETO SOBRE FUNDOS DE PENSÃO

CAE APROVA EMENDAS A PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA AMAZÔNIA

CDR aprova mais de R$ 2 bi em emendas ao Projeto de Lei Orçamentária para 2014