CRE aprova proposta contra práticas desleais de comércio internacional
Para combater práticas comerciais abusivas no âmbito internacional, é preciso ter regras claras sobre a verdadeira origem dos produtos. Com esse entendimento, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (6) parecer favorável a proposta que disciplina as "regras de origem não preferenciais", previstas em acordo do GATT (Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio), organização multilateral que antecedeu a Organização Mundial do Comércio (OMC). O projeto (PLC 84/06) será ainda votado em Plenário.
Segundo o relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor de um substitutivo ao projeto, a exposição de motivos que acompanha o projeto do Executivo considera o crescente uso de medidas contra práticas desleais de comércio como um dos pilares fundamentais da política comercial de um país, sobretudo em tempos de globalização:
"A aplicação eficaz dessas medidas depende, por sua vez, de clara e hábil disciplina sobre regras de origem, já que elas definem a verdadeira procedência do produto, servindo de base para a aplicação de instrumentos de defesa comercial, como os direitos antidumping e anti-subsídios, as salvaguardas, a cota tarifária, além da valoração aduaneira e da determinação de fraudes nas importações", prossegue o relator.
Valadares acrescenta que o Brasil, "economia mais pujante e mercado consumidor mais ativo da América do Sul", é um dos últimos países a definirem sua legislação nacional sobre o tema. Para o relator, essa legislação é imprescindível "sobretudo no momento em que os países ainda sofrem as consequências da crise econômica mundial, o que certamente motiva práticas desleais de comércio, ameaçando a produção local".
06/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles alerta para prejuízo por práticas desleais no comércio internacional
CCJ aprova criação de conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
Dornelles pede desoneração das exportações e proteção contra práticas desleais do comércio mundial
Grupo de Inteligência do Comércio Exterior vai reforçar medidas de combate a práticas desleais
CCJ deve votar projeto que cria conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
Francisco Dornelles pede medidas para proteger siderurgia brasileira de "práticas desleais de comércio"