Francisco Dornelles pede medidas para proteger siderurgia brasileira de "práticas desleais de comércio"
O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi a Plenário, nesta terça-feira (13), pedir que o governo federal adote medidas contra "práticas desleais de comércio" que estariam prejudicando as vendas, no mercado interno, da indústria siderúrgica brasileira. De acordo com ele, houve "um aumento significativo" nas compras de produtos siderúrgicos estrangeiros que chegam ao país com preços reduzidos pelo dumping, especialmente quando originários da Ásia e do Leste Europeu.
- E também não têm sido raros os casos de subfaturamento nas importações desses produtos - declarou o parlamentar.
Para Dornelles, o governo precisa adotar uma política "efetiva" de acompanhamento das importações do setor, "visando garantir uma competição justa e saudável entre produtos nacionais e importados". Tal política, destacou ele, tem de ser implementada "principalmente" por meio da Receita Federal e da Secretaria de Comércio Exterior (vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
- Não se trata de defender o protecionismo, pois a indústria siderúrgica brasileira é eficiente e competitiva, seja no mercado nacional ou internacional - ressaltou o senador, acrescentando que se pretende evitar, com essas medidas, "práticas desleais de comércio e artifícios indevidos e ilegais que distorçam ou inviabilizem a justa competitividade de mercado".
13/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dornelles pede desoneração das exportações e proteção contra práticas desleais do comércio mundial
Dornelles alerta para prejuízo por práticas desleais no comércio internacional
Grupo de Inteligência do Comércio Exterior vai reforçar medidas de combate a práticas desleais
CCJ aprova criação de conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
CCJ deve votar projeto que cria conselho para combater práticas desleais de comércio exterior
CRE aprova proposta contra práticas desleais de comércio internacional