CRE aprova voto de repúdio à "escalada do autoritarismo" na Venezuela



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (20) um voto de repúdio à "escalada de autoritarismo" do governo da Venezuela. O voto de repúdio consta de requerimento apresentado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que acusou o presidente venezuelano Hugo Chávez de cercear a liberdade de imprensa naquele país.

VEJA MAIS

Na opinião do autor do requerimento, o autoritarismo começou a ficar mais evidente quando Chávez decidiu não renovar a concessão de funcionamento da emissora de televisão RCTV, que estava em oposição ao seu governo.

- Desde então, Chávez intensificou a ação contra a liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia, e retirou do ar mais de 200 emissoras de rádio. Precisamos dar uma demonstração de apoio à plena democracia na Venezuela - disse Flexa Ribeiro.

O requerimento foi aprovado por todos os senadores presentes. No entanto, dois parlamentares - Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP) - chegaram a solicitar o adiamento da votação, por causa do pequeno número de senadores que se encontrava na comissão naquele momento.

Suplicy lembrou ainda que uma delegação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul visitará a Venezuela em setembro, para verificar a situação da liberdade de imprensa, segundo decidiu a comissão em reunião realizada na segunda-feira, em Montevidéu. Flexa Ribeiro insistiu na votação imediata e contou com o apoio do senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Debates

Dois outros requerimentos de Flexa Ribeiro foram igualmente aprovados pela comissão. O primeiro solicita a realização de uma audiência pública a respeito do acordo firmado com o Paraguai a respeito do pagamento pela utilização da energia produzida pela usina de Itaipu. O segundo determina a realização de novos debates sobre o desenvolvimento da Amazônia, desta vez com a presença de reitores de todas as universidades federais da região. Outro requerimento aprovado, este de autoria do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), pede a realização de audiência sobre a expulsão de famílias brasileiras das terras que ocupam na Bolívia.

Na próxima semana, a comissão deverá realizar um debate com representante do Comando da Marinha, para discutir a compra de submarinos franceses e o desenvolvimento do projeto do submarino nuclear brasileiro, segundo requerimento apresentado pelo presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Também foi aprovado requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para a realização de audiência pública sobre o reequipamento das Forças Armadas brasileiras. A pedido de Flexa Ribeiro, a audiência será realizada de forma conjunta com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Outro requerimento aprovado, de autoria do senador João Pedro (PT-AM), apresenta voto de aplauso à Federação Internacional de Futebol (FIFA), pela escolha da cidade de Manaus como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

Marcos Magalhães/ Agência Senado



20/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova voto de repúdio à ditadura cubana

CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia

CCJ aprova voto de repúdio a governo de Cuba pela prisão de blogueira

CRE aprova voto de censura e repúdio ao cerco militar à embaixada brasileira em Tegucigalpa

Sérgio Guerra defende Jereissati; Plenário aprova voto de repúdio a Berzoini

Paim apresenta voto de repúdio a James Watson