CRE aprova voto de solidariedade ao Japão



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (17), voto de solidariedade ao governo e ao povo do Japão, aos brasileiros residentes naquele país e a seus familiares no Brasil. Apresentado pelos senadores Fernando Collor (PTB-AL), presidente da comissão, e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o texto ressalta a ameaça de desastre nuclear enfrentada pelo Japão e as "terríveis consequências dos terremotos e do tsunami ocorridos naquele país.

No início da reunião, antes da votação do requerimento, Collor já havia demonstrado sua "preocupação e solidariedade" com o governo e o povo do Japão e com os brasileiros que residem no país. Ele lamentou que o número de vítimas venha aumentando e classificou os eventos ocorridos ali como a "maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial".

- Esperamos que os nacionais residentes no Japão e os seus familiares no Brasil possam receber todo o apoio necessário, inclusive para o regresso dos que desejarem - afirmou Collor, que distribuiu aos senadores da comissão um informe a respeito da situação dos brasileiros no Japão, elaborado pela Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores.

Transporte Marítimo

Durante a reunião, recebeu parecer favorável o projeto de decreto legislativo (PDS 29/10), cuja relatora foi a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A proposição aprova o Acordo sobre Transporte Marítimo celebrado em 2005 pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Ao apresentar seu voto a favor do texto, o senador Luis Henrique (PMDB-SC) observou que a Câmara demorou quatro anos para aprovar o acordo.

Em sua opinião, a demora na aprovação de acordos internacionais causa "grande descrédito" ao Brasil. Por isso, ele sugeriu que se procurem maneiras de agilizar a tramitação dessas proposições. Luis Henrique contou com o apoio dos senadores Aníbal Diniz (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou voto a favor do acordo com os Estados Unidos e aproveitou a ocasião para pedir a "companheiros do PT" para que não boicotem o discurso previsto para este domingo, no Rio de Janeiro, do presidente norte-americano Barack Obama.

- Se há um chefe de estado que tem proclamado as virtudes da democracia, este é Obama - disse Suplicy.

Panorama Global

A comissão aprovou ainda a realização de quatro ciclos de debates sobre o atual panorama global, com a participação de acadêmicos, diplomatas e jornalistas. O primeiro deles, sobre Geopolítica e Relações Internacionais, ocorrerá de 11 de abril a 6 de junho, e contará com a presença de convidados como o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o ex-ministro Felipe Lampreia.

O segundo ciclo, sobre Economia e Finanças, será de 8 de agosto a 19 de setembro. O terceiro abordará o tema Defesa Nacional e se estenderá de 3 de outubro a 7 de novembro. O quarto ciclo, sobre Temas da Agenda Internacional, ocorrerá de 12 a 26 de março de 2012. O quinto e último ciclo, intitulado Papel das Instituições e Conclusões, será realizado entre 9 e 23 de abril de 2012. Ao total, serão 25 painéis, sempre realizados às 18h, nas segundas-feiras.

Funcionamento

Também foram aprovados três atos que disciplinam o funcionamento da comissão, aí incluídos o processo de aprovação dos nomes de novos embaixadores, as datas e horários das reuniões e a realização de audiências públicas. Gleisi Hoffmmann foi a relatora dos três atos e incluiu diversas emendas sugeridas pelos senadores. 



17/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova voto de solidariedade ao povo espanhol

Senado aprova voto de solidariedade ao povo americano

Comissão Representativa aprova voto de solidariedade a vítimas das enchentes

Senado aprova voto de pesar e solidariedade pelo acidente com avião da Air France

Parlamentares prestam solidariedade ao Japão

Brasil manifesta solidariedade ao Japão e acompanha com preocupação desdobramentos do terremoto